A diretoria do Sindijor concorda com a necessidade de uma Lei de Mídia Democrática (Liberdade, Pluralidade, Diversidade)
A busca por um maior número de versões e visões sobre os mesmos fatos, sem discriminações. Já é tempo de reconhecer um Brasil grande, diverso e que tem nas suas diferenças regionais parte importante de sua riqueza. Tempo de convergência tecnológica, de busca da universalização do acesso à internet, de redução da pobreza e da desigualdade. Tempo de buscar igualdade também nas condições para expressar a liberdade. De afirmar o direito à comunicação para todos e todas.
A campanha Para expressar a liberdade é uma iniciativa de dezenas de entidades da sociedade civil, da qual o Sindijor faz parte, que acreditam que uma nova lei geral de comunicações é necessária para mudar essa situação. Todas as democracias consolidadas (EUA, França, Portugal, Alemanha, entre outras) têm mecanismos democráticos de regulamentação dos meios de comunicação. Em nenhum desses países, ela é considerada impedimento à liberdade de expressão. Ao contrário, é sua garantia.
Isso, porque sem regulamentação democrática, a comunicação produz o cenário que conhecemos bem no Brasil: concentração e ausência de pluralidade e diversidade. O Brasil não pode continuar ouvindo apenas os poucos e velhos grupos econômicos que controlam a comunicação. Precisamos de uma nova lei para garantir o direito que todos e todas temos de nos expressar.
Conheça: Para expressar a liberdade.
Por Regis Luís Cardoso com informações de Para expressar a liberdade.