Dirigentes do Sindijor-PR participaram no último sábado (29) da Mobilização Popular em Curitiba. O ato unificado reuniu cerca de 70 entidades (movimentos sociais, organizações sindicais e outras entidades) na Boca Maldita, centro da capital paranaense. O presidente do Sindicato, Guilherme Carvalho, tomou a palavra durante o ato, que começou às 10 horas. “Apoiamos este ato e pedimos o apoio dos movimentos em relação ao diploma do jornalista. Médicos e professores precisam do diploma universitário, então por que os jornalistas não têm o reconhecimento?”, questionou o diretor sindical.
Após o ato, todos os participantes caminharam até a Praça Santos Andrade ao som de marchinhas e maracatu. Foi visto e ouvido o tom da pluralidade na Mobilização Popular, que abordou, como principais reivindicações a redução da tarifa do ônibus para de R$ 2,60 e mais R$ 1,00 aos domingos, além da abertura imediata da caixa-preta do transporte (URBS e empresas).
Diversidade: as demais pautas também foram levadas à sociedade: reforma política ampla e democrática; desmilitarização e reforma da polícia pelo fim da violência; novo Marco Regulatório das Comunicações; fim dos pedágios; redução da jornada máxima de trabalho para 40 horas; retirada do projeto de lei que libera as terceirizações no país (PL 4330); auditoria da dívida pública, verbas para saúde, educação e demais direitos sociais; reforma agrária; menos recursos para a Copa e para as grandes obras! Mais recursos para a saúde e educação, mais moradias populares, hospitais e escolas públicas; ampla liberdade política, sexual e religiosa.
Por Regis Luís Cardoso (foto: Gustavo Vidal).