esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

10/04/2013

Sindijor e instituições de ensino de Curitiba fizeram reunião pela manhã

Sindijor e instituições de ensino de Curitiba fizeram reunião pela manhã

*Representantes das instituições Uninter, OPET, UTP, UniBrasil e Universidade Positivo estiveram hoje pela manhã no Sindicato 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná se reuniu com representantes de instituições de ensino para tratar dos temas: estágio e do Prêmio Sangue Novo. Sobre a questão do estágio, segundo Cristiane Lebelem, diretora administrativa de professores e estudantes, o objetivo do encontro foi “trazer as coordenações dos cursos para dentro do Sindicato com a preocupação de melhorar a relação trabalhista”. Ainda segundo Lebelem, os estudantes precisam fazer estágio com as melhores propostas de complementação acadêmica no mercado de trabalho.

O Sindijor defende a regulamentação do estágio sob critério do Plano Nacional da Fenaj, em que um aluno pode realizar a atividade a partir do 6º Período. Esta decisão veio de forma coletiva, no 23º Congresso Nacional dos Jornalistas em São Paulo (2008). Vale lembrar que até 2005 o estágio era proibido, hoje, Fenaj e Sindijor PR, entendem que esta prática é importante para complementar o aprendizado.
Sangue Novo
Outra pauta do encontro foi sobre o Prêmio Sangue Novo. O Sindijor revelou nova data do evento, que passou para o 2º semestre, dia 25 de setembro. Segundo Lebelem, “estamos buscando alinhar o novo regulamento do Prêmio com a produção acadêmica dos alunos nas diversas instituições de ensino do estado. A proposta é valorizar o novo e a pesquisa que o jornalismo paranaense tem nas universidades”.
O lançamento do Prêmio será em maio, já com o regulamento definido junto às instituições de ensino superior do Paraná. Um novo encontro está marcado para o dia 24 de abril.
*Na foto (da esquerda para direita): Nivea Bona (Uninter), Ana Paula Mira (Universidade Positivo), Zaclis Veiga (Universidade Positivo), Cristiane Lebelem (Sindijor), Hendryo André (UniBrasil), Fernanda Carraro Dal-Vitt (Universidade Tuiuti do Paraná) e Silvia Valim (OPET).


Por Regis Luís Cardoso (texto e foto).

Gralha Confere TRE