esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

19/02/2013

Jornalistas gregos entram em greve e paralisam noticiário no país

Jornalistas gregos entram em greve e paralisam noticiário no país

Na manhã desta terça-feira (19/2), os meios de comunicação da Grécia iniciaram uma greve geral de 24 horas, deixando o país sem noticiário, informou a agência Efe. Convocada pelo sindicato da categoria para a próxima quarta (20/2), os jornalistas decidiram adiantar a paralisação em um dia. Eles exigem um novo convênio salarial e medidas para lutar contra o desemprego.
Na madrugada, os canais de televisão começaram a repor a grade com a programação de dias anteriores. Os sites deixaram de ser atualizadas e as redações amanheceram vazias, deixando a quarta (20/2) sem jornais publicados.
A greve, convocada somente para os meios de comunicação sediados em Atenas, onde estão os mais importantes do país, ocorreu no dia em que o governo de Andonis Samaras aguarda a visita do presidente francês François Hollande.
Segundo o presidente da Associação de Jornalistas de Meios de Atenas (ESIEA, na sigla em grego), Dimitris Trimis, a taxa de desemprego está em 35%, enquanto a média do país é de 27%. Além disso, quase todos os meios de comunicação obrigaram seu pessoal a assinar contratos individuais, com salários muito abaixo do acordo coletivo, que venceu no final de 2010. Leia mais aqui.

Portal Imprensa

Gralha Confere TRE