20/08/2012

Ação de horas extras do GPP teve vitória dupla

A grande vitória dos jornalistas paranaenses teve o inédito reconhecimento de horas extras também para editores
A ação coletiva de autoria do Sindijor-PR, comprovou na justiça que a Editora O Estado do Paraná estava irregular ao não pagar as horas extras aos trabalhadores. E segundo diretores do Sindijor-PR, a vitória foi dupla, pois a justiça também reconheceu o direito de 5h aos editores. A homologação da ação coletiva contra o GPP foi proposto pela vice-presidência do TRT09.
Essa é a primeira ação coletiva que reconhece horas extras para editores, que normalmente trabalham além da jornada. Segundo Roger Pereira, funcionário envolvido na ação e membro do Conselho Fiscal do Sindijor, “o pagamento de horas extras está previsto em nossa convenção coletiva de trabalho, mas era simplesmente ignorado pelos patrões. Nos últimos anos, o Sindicato visitou todas as empresas cobrando a regularização dessa situação”.
Depois de quatro meses de negociação, os cerca de 100 trabalhadores, substituídos pelo Sindicato na ação, receberão do ex-proprietário da empresa, Paulo Pimentel, pouco mais de R$ 9,1 milhões de reais, equivalente a 90% do valor total calculado pelos peritos contábeis do Sindijor-PR. O valor será pago em três parcelas: 1ª em 04/09; 2ª 01/11 e a 3ª até o dia 20/12. Caso os prazos não sejam cumpridos, a empresa pagará multa de 30% do valor total.

Por Regis Luís Cardoso