29/03/2004

Precário não pode ter carteira de jornalista, diz a Justiça

Foi considerado improcedente o pedido de um portador de registro precário de jornalista, que exigia na Justiça em Minas Gerais a emissão da Carteira de Identidade Profissional de Jornalista. No dia 17 de março, o juiz Estevão Lucchesi de Carvalho, da 14ª Vara Civil de Belo Horizonte, indeferiu e negou a tutela antecipada na ação cominatória de Geraldo Eugênio de Assis, que exigia do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais a emissão da carteira. Para o presidente do SJPMG, Aloísio Lopes, esta decisão reforça a argumentação política e jurídica em defesa da profissão e do Jornalismo de qualidade. Em Minas, foram expedidos pela DRT cerca de dois mil registros precários desde outubro de 2001. No Paraná, foram mais de 630. Da mesma forma que o Sindicato dos Jornalistas de Minas, o Sindijor não emite carteira para estas pessoas.

Fonte:Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais