esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

29/11/2007

Coletiva: Curitiba recebe sul-americanos para o Fórum Social do Mercosul

Evento, agendado para janeiro de 2008, terá como sede a UFPR

 

Curitiba – Com a presença de lideranças de movimentos sociais, instituições federais e estaduais, acontece nessa sexta-feira, dia 30 de novembro de 2007, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, a entrevista coletiva sobre o Fórum Social do Mercosul, encontro agendado para janeiro de 2008, que terá como sede a capital paranaense e discutirá assuntos voltados a três temas principais: água, paz e a democratização dos meios de comunicação.

Na oportunidade, os organizadores do Fórum vão revelar detalhes como o local onde acontecerá o evento, lideranças regionais que integrarão os painéis e debates e as temáticas paralelas que irão compor o encontro.

Marcha

O primeiro ato do Fórum Social do Mercosul será uma marcha, que abrirá o evento no dia 26 de janeiro. “Como em 2008 não haverá um Fórum Social Mundial numa cidade, e sim Fóruns policêntricos, Curitiba será a responsável por organizar o encontro entre os países da América Latina”, explica Julian Carlo Fagoti, um dos responsáveis pela organização do Fórum. A marcha se chamará Dia Mundial da Mobilização Global, e acontecerá simultaneamente em todos os continentes do mundo.

Temas centrais

O Fórum terá como temas centrais dos encontros agendados para os dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2008, a Paz, a Água e a Democratização dos Meios de Comunicação. Sobre a Paz, várias entidades estarão presentes e os trabalhos iniciais vão contar com o Centro Brasileiro da Paz (Cebrapaz), que no Paraná tem como um dos dirigentes o ativista Joel Benin.

Sobre a Água, quem está organizando as mesas de conferências e encontros é Arlete Rosa (Sanepar). Em adiantados entendimentos, ela deverá anunciar oficialmente nesta sexta-feira a vinda de Danielle Mitterrand, ex-primeira-dama da França, que vem desenvolvendo trabalhos em todo o mundo sobre a temática.

Em relação à Democratização dos Meios de Comunicação, além do Sindicato dos Jornalistas, a Casa Latino-Americana (Casla) está organizando discussões e programação cultural para o Fórum, que serão mais bem explanadas durante a coletiva.

Paralelamente ainda serão discutidas as demandas dos trabalhadores, que discutirão, na Jornada pelo Desenvolvimento, a influência dos movimentos sindicais para o rumo do desenvolvimento do Brasil.

 

Mais informações com Julian Fagotti (3350-5519), Doático Santos (9966-8415), Joel Benin (9904-7789).

 

 

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 3224-9296
Gralha Confere TRE