14/05/2004

Folha de Londrina quer que jornalistas percam quase seis salários

A Folha de Londrina fez uma proposta indecorosa aos jornalistas. Quer que eles simplesmente “esqueçam” que a empresa passou três anos sem conceder os reajustes acordados em convenção coletiva para que passem a receber a partir de abril os salários corrigidos. A Justiça do Trabalho já julgou favoravelmente uma ação do Sindijor exigindo o pagamento dos reajustes. Caso fosse aceita a proposta patronal, os trabalhadores perderiam quase seis salários (5,85, segundo estudo do Dieese). Por conta do não-pagamento dos reajustes, hoje há profissionais na Folha que ganham bem abaixo do piso da categoria. Na situação de um trabalhador que ganhe R$  2.000,00, a perda salarial seria de R$  11.706,45. O Sindijor espera que a empresa pague com a maior rapidez os atrasados aos jornalistas e não aceita que os trabalhadores percam seus direitos. O sindicato não desistirá das ações que exigem o cumprimento das cláusulas da convenção coletiva e, se necessário, voltará à Justiça para exigir o pagamento do reajuste.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296