02/12/2003

Unimed Curitiba divulga resultado do Prêmio de Jornalismo

A Unimed Curitiba divulgou ontem os vencedores da 1ª edição do Prêmio Unimed de Jornalismo, que teve um total de 23 matérias concorrendo nas categorias de rádio, TV e impresso. Cada primeiro colocado das três categorias receberá R$  5 mil. A entrega do prêmio para os vencedores e do troféu de participação para demais concorrentes está marcada para o dia 16 de dezembro. Na categoria impresso, a reportagem “O perigo atrás da porta”, do jornalista Fernando Martins, publicada na Gazeta do Povo, foi a vencedora. A matéria alerta sobre os riscos de acidentes que ocorrem dentro de casa, fonte de perigo também para idosos. O texto conta com infográfico, de Lyn Januzzi e Marcus Colete, ilustrando onde estão localizados os perigos de cada cômodo em uma casa. Fernando Martins lembra que a Gazeta do Povo adotou como sistemática a publicação de matérias sobre saúde em seu primeiro caderno nas segundas-feiras. O programa de entrevista Bate-papo sobre “Acidentes com crianças”, com as jornalistas Valdireni Alves e Rossane Lemos, da Paraná Educativa, foi o primeiro colocado na categoria TV. De acordo com o programa, a maioria dos acidentes com crianças acontece dentro de casa e poderia ser evitada. Na categoria rádio, a matéria vencedora é “Lanches rápidos: risco invisível”, de Jurandir Ambonatti, da CBN Curitiba. A reportagem alerta a população sobre o perigo de fazer refeições em lanchonetes e estabelecimentos que não respeitam os parâmetros mínimos de higiene e limpeza. Ambonatti disse que a idéia da pauta surgiu entre os colegas da rádio que, premidos pelo tempo exíguo como a maioria dos jornalistas, viam-se obrigados a fazer freqüentemente refeições rápidas.
Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 224-9296