20/09/2005

Campanha Salarial - Patrões querem reduzir salários de jornalistas

Os donos de empresas de comunicação querem reduzir os salários dos jornalistas do Paraná. Eles propuseram discutir um piso menor para os profissionais que trabalham no interior do Estado. As empresas não aceitam negociar qualquer outro item da pauta de reivindicações antes de discutir a redução do salário-base fora da Capital. Diante da situação, as negociações ficaram inviáveis. Os sindicatos dos jornalistas se recusam a discutir qualquer proposta que represente deterioração da renda da categoria.

Na segunda reunião com o sindicato patronal, realizada nesta terça-feira (20), os empresários condicionaram o avanço das negociações à discussão das cláusulas econômicas, com ênfase na implantação de um piso diferenciado. A medida oferece o risco de demissões, uma vez que as empresas têm a possibilidade de dispensar trabalhadores com maiores salários para contratar profissionais pelo salário-base reduzido. Desde a primeira rodada, as empresas tentaram desqualificar uma pauta de reivindicações que é resultado de um debate responsável e contempla os principais anseios dos profissionais.

Os Sindicatos dos Jornalistas do Paraná e Londrina reafirmam a disposição em chegar a uma solução negociada, depois da discussão tanto das cláusulas sociais quanto econômicas da nossa pauta. Esperamos que os empresários reflitam e entendam que um acordo se faz com negociação, não com imposições. Os jornalistas esperam que os patrões superem a intransigência que demonstraram na mesa de negociação e, numa atitude de respeito às reivindicações dos profissionais, reabram um diálogo democrático com os jornalistas.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina