21/06/2005

Amanhã: mobilização pela defesa da profissão

Os jornalistas brasileiros têm nesta terça-feira um momento importante de retomada da luta pelo diploma. É o Dia Nacional em Defesa da Formação e Regulamentação Profissional do Jornalista, quando serão realizadas atividades em diversos Estados, como debates, sessões solenes em Câmaras e Assembléias, reuniões com entidades e instituições, além de atos públicos. Às 16h, o presidente do Sindijor, Ricardo Medeiros, fará um pronunciamento na Câmara Municipal de Curitiba em favor da volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Além disso, o Sindijor fez um abaixo-assinado manifestando apoio à causa e distribuiu o material a todas as 26 universidades públicas e privadas do Paraná. Também entregaremos cópias do manifesto às redações de jornais. Em Londrina, o sindicato distribuiu o material para entidades e universidades. Em Cascavel, a Delegacia Regional do Sindijor vai distribuir o manifesto aos jornalistas nas redações. Em Pato Branco, Câmara Municipal votou moção de apoio, que recebeu apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local. Em Ponta Grossa, o Sindijor fará uma manifestação conjunta com estudantes da UEPG e haverá panfletagem. O Sindijor prosseguirá as manifestações: em Foz do Iguaçu, no dia 25, denunciaremos o nosso problema no Seminário Trinacional de Jornalistas na Luta contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes; no dia 27, às 14h30, o diretor de Defesa Corporativa, Aurélio Munhoz, discursará no Plenário na Assembléia Legislativa, defendendo a valorização profissional. O objetivo maior é conquistar a volta da exigência de diploma em curso superior de Jornalismo para o registro e exercício da profissão. O TRF da 3ª Região deverá julgar, até agosto, o recurso da Fenaj contra a decisão da juíza Carla Rister de acabar com a obrigatoriedade do diploma, um dos pilares da regulamentação profissional da categoria.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 3224-9296