13/06/2005

21 de junho - Dia Nacional em Defesa da Formação e Regulamentação Profissional

Os jornalistas brasileiros terão, no dia 21 de junho, um momento importante de retomada da luta pelo diploma. Compondo a Campanha pela Valorização Profissional, o "Dia Nacional em Defesa da Formação e Regulamentação Profissional do Jornalista" promete ser bastante movimentado, a exemplo do Dia Nacional da Imprensa, 1º de junho. A coordenação da Campanha da Fenaj elaborou materiais (Carta à Sociedade e Moção de Apoio) que serão distribuídos especialmente no dia 21, buscando sensibilizar a sociedade e a Justiça.

No dia 21, às 16h, o presidente do Sindijor, Ricardo Medeiros, fará um pronunciamento na Câmara Municipal de Curitiba em favor da volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. O Sindijor prosseguirá as manifestações, e no dia 27, às 14h30, o diretor de Defesa Corporativa, Aurélio Munhoz, discursará no Plenário na Assembléia Legislativa, defendendo a valorização profissional.

O objetivo maior é conquistar a volta da exigência de diploma em curso superior de jornalismo para o registro e exercício da profissão. O TRF-3ª Região deverá julgar, até agosto, o recurso da Federação Nacional dos Jornalistas contra a decisão da juíza Carla Rister de acabar com a obrigatoriedade do diploma, um dos pilares da regulamentação profissional da categoria.

Para este próximo Dia Nacional de Luta, em 21 de junho, estão sendo organizadas atividades em diversos estados, como debates, sessões solenes em Câmaras e Assembléias, reuniões com entidades/instituições e atos públicos. Os documentos da campanha estão disponíveis aos interessados no site www.fenaj.org.br. Clique aqui para ter acesso à carta aberta da Fenaj e dos sindicatos

Fonte:Fenaj