09/06/2005

Reapresentado projeto que cria Ordem dos Jornalistas do Brasil

O deputado Celso Russomanno (PP-SP) reapresentou na Câmara o projeto que cria a Ordem dos Jornalistas do Brasil (OJB). Ele foi apresentado pela primeira vez em 2002 e acabou sendo rejeitado em plenário no final de 2004 juntamente com o projeto de criação do Conselho Federal de Jornalismo, com o qual guardava similitudes e ao qual foi apensado. O novo projeto, o 5253/05, além de criar a ordem, prevê alterações no exercício da profissão, a fim de, segundo o autor, “disciplinar os excessos em que incorrem certos profissionais inescrupulosos e indiferentes à ética”. O projeto estipula que o reconhecimento do jornalista como profissional deve acontecer após a inscrição na OJB. Para tanto, serão necessárias a aprovação em um exame e a apresentação de diploma de graduação ou pós-graduação em Jornalismo em instituição de ensino superior oficial ou reconhecida. Outra novidade é a necessidade de realização de estágio profissional. A Fenaj deve se posicionar a respeito da reapresentação do projeto durante a reunião do Conselho de Representantes, que acontece sábado, em São Paulo.

Fonte:SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 3224-9296