14/05/2004

Gushiken apóia parceria entre BB e Sindijor que cria financiamento

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, elogiou a parceria do Sindijor com o Banco do Brasil para a criação do Proger Urbano Pessoa Física, firmada esta semana. Trata-se de uma linha de crédito para aquisição de computadores, móveis, câmeras e outros materiais de trabalho por jornalistas autônomos filiados ao sindicato. O banco financia até R$  10 mil por contrato, com juros de 6% ao ano (mais TJLP), no prazo de até 36 meses. Ao todo, serão disponibilizados R$  1 milhão para esta linha. Segundo Gushiken, durante reunião com diretores do BB, a iniciativa, que contribui para a qualificação do trabalho do jornalista, deve se espalhar pelo país. A parceria entre o banco e o Sindijor é a primeira deste tipo feita com um sindicato no Brasil. Para se habilitar ao crédito, o jornalista autônomo precisa procurar uma agência do Banco do Brasil no Estado, que verificará as condições para a concessão do crédito, como a comprovação de que se trata de um jornalista autônomo (sem vínculos empregatícios e sem participação direta ou indireta como sócio de empresa) e de que está em dia em suas obrigações com o sindicato.

Fonte:Secretaria de Comunicação - Governo Federal