No último sábado (4) aconteceu o 12º Churrasco dos Jornalistas e a 4ª Copa Condor Sindijor de Futsal. A festa dos jornalistas paranaenses lotou a chácara do Sindijus-PR (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná)
O dia de festa começou pela manhã com as finais da 4ª Copa Condor Sindijor de Futsal. Enquanto as partidas eram disputadas, nos ‘bastidores’, os 15 ‘costelões’ fogo de chão assavam. Com o tempo na capital ajudando (o sol fez companhia o dia inteiro), a animação foi geral; a criançada que o diga – elas fizeram a festa nos espaços destinados só para os baixinhos.
O Sindijor-PR agradece ao patrocínio da Rede Condor de Supermercados (4ª Copa Condor Sindijor de Futsal e Churrasco do Jornalista) e Unimed. Oferecimento da Spaipa. Parceria do Hospital Vita e Ocepar. Apoio da UniBrasil. Sem esses nomes, os eventos não aconteceriam. Também ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catariana, que prestigiou a festa.
Futsal: Nas quadras, apesar de partidas decisivas, o clima de confraternização reinou e a arbitragem não teve trabalho. O pontapé inicial dos ‘atletas’ das canetas, microfones, gravadores e teclados foi para disputa do Terceiro Lugar masculino. O placar foi elástico, o time do Ace/Gazeta aplicou 6 a 1 na Arfoc. Em seguida, a bola rolou para a primeira final do dia. As jornalistas da Imprensa Esportiva enfrentaram a Dasjor (Gazeta).
E como não poderia ser diferente, o jogo foi disputado. Mesmo a equipe da Dasjor abrindo cinco a zero no decorrer da partida, a equipe da Imprensa Esportiva apertou o jogo no segundo tempo. Mas a recuperação foi tardia e quem levou a melhor foram às jornalistas da Dasjor (Gazeta): 6 a 4.
Sensacionalistas x Confraria: A final masculina merece um parágrafo a parte, pois foi um verdadeiro jogão de futsal. Durante a semana muita provocação entre as duas equipes deram uma apimentada na disputa. Todo um ‘circo’ foi montado, com caixas de som no ginásio e narração para todo mundo ouvir.
O jogo: as duas esquipes fizeram um verdadeiro lá e cá. O time da Confraria começou melhor, com mais posse de bola e logo abriram o marcador. A lógica foi essa durante toda a disputa, Confraria sempre à frente no placar. Porém não foi a toa que o time do Sensacionalistas chegou para o último jogo com a melhor campanha do Torneio, e mesmo estando todo tempo atrás no placar, o time não se abalou com a pressão e buscou o empate no final do segundo tempo.
O placar no tempo normal ficou em 4 a 4, o que levou a decisão para os pênaltis. Aí brilhou a estrela de Roger, goleiro do Sensacionalistas, que fez a diferença ao defender duas penalidades, a mais importante já nas cobranças alternadas, quando o jogador Januzzi teve seu tento defendido pelo goleiro. Aí o gol do campeonato ficou a cargo de Fabiano, que bateu bem e saiu para comemorar junto ao time do Sensacionalistas que levou o caneco.
Saldo positivo: O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná agradece todos os jornalistas que fizeram deste Torneio uma grande festa. Sabemos que em qualquer disputada todos querem vencer, mas ficou claro que o espírito esportivo sempre foi prioridade durante a competição. Parabéns a todos.
Mais um "fogo de chão" – no sábado ensolarado do dia 4 de maio cerca de 400 pessoas, entre jornalistas, familiares e amigos, marcaram presença no Churrasco dos Jornalistas. Descontração, brincadeiras, sorteio de brindes, música e o já titular ‘costelão’ comandado pelo churrasqueiro Valtamir Mezzomo e sua trupe.
Desde as partidas do Torneio, até o por do sol na Chácara do Sindijus, todos os trabalhadores se divertiram, puderam rever amigos e confraternizar. Teve até a turma do pagode, comandada pelos vice-campeões do time da Confraria, com pandeiro e ‘samba no pé’.
O fato é que se perguntarem, “e o Churrasco dos Jornalistas, estava bom?” – as respostas podem ser variadas, mas o fato é que foram 15 ‘costelões’ assados e muita diversão.
Agradecimentos:
Além do patrocínio da Rede Condor de Supermercados (4ª Copa Condor Sindijor de Futsal e Churrasco do Jornalista) e Unimed. Oferecimento da Spaipa. Parceria do Hospital Vita e Ocepar. Apoio da UniBrasil. Também devemos lembrar das empresas que encaminharam brindes para os sorteios durante a festa:
– Agência NQM: Bolsa com um bloco e uma caneta.
– Agência TALK – Cliente Frischmann Ainsengart: Mini tábua feita de bambu para carne ou pizza com mini utensílios / Porta caneta / Porta chá:: Cliente Uninter: Bolsas com bloco e livro:: Cliente Aker solutions: 25 Bonés
– Empresa SETCEPAR- Produtos da Casa França: cestas com produtos alimentícios e vinho.
– Agência Lide Multimídia – Cliente Hospital Santa Cruz: 2 exames.
– Agência RDO Press: Espaço Gourmet Escola de Gastronomia – 3 aulas-show / Luvas Yeling – 2 kits contendo: luvas esfoliantes, luvas para jardinagem, canetas, mouse pad / Galvão Locações – um par de ingressos para o Festival Internacional de Dança Stuttgart / Pizza na Pedra – 3 vales Pizza.
– Faculdade Estácio: Kit bloco e caneta.
– Vivo: 2 kits (Livro e DVD).
– Sindijor – Livros: Uma profissão tão antiga quanto a tua (Autor: jornalista Edilson Pereira) / Sayonara e outros Contos e Rua das Flores (Autor: jornalista – Décio Romano) / Ex-Presos Políticos e a Memória Social da Tortura no Paraná (1964-1978) (Autora – jornalista Silvia Calciolari) / A Atualidade do Contestado (Autor – jornalista Milton Ivan Heller) / Biometria & Eleição – voto em imagens (Autores- André Luis Rodrigues, Bruno Schier e Marcos Xreda – repórteres fotográficos) / Três vértebras e um primeiro testamento (Autor – jornalista Pedro Carrano) / A viagem de Efigênia Rolim Nas Asas do Peixe Voador (Autora – jornalista Dinah Ribas Pinheiro) / Latifúndio Midiota-Crimes, Crises e Trapaças (Autor- Leonardo Wexell Severo).
– Agência Central Press – Cliente Sicredi: bolsas térmicas, cooler e jogo de facas para churrasco.
– Clube Atlético Paranaense – Chaveiros, estojo de canetas, blocos de anotações, porta sanduíche e camisa oficial.
– Arfoc: churrasqueira elétrica.
*Toda cobertura do Torneio de Futsal pode ser acompanhada, inclusive provocações e brincadeiras noFace. Também os alunos da UniBrasil cobriram todas as rodadas; leia aqui o blog dos estudantes.
Por Regis Luís Cardoso


