Sindicalização: legitimidade, fortalecimento e representatividade

O Sindijor-PR está em Campanha Salarial e a representatividade numa negociação coletiva depende de toda a categoria. Quando o representante legal dos jornalistas do Paraná busca garantias coletivas, vai de encontro às necessidades dos profissionais que vivem o dia a dia da profissão. Hoje o valor da mensalidade é de R$ 23,23 (equivalente a 1% do piso salarial) e é o que garante o salário dos funcionários do sindicato, a estrutura, as campanhas e os eventos realizados anualmente.
“Além das mensalidades, o Sindijor-PR tem como receita a taxa de reversão salarial – um recurso para contribuir com a Campanha Salarial – e o imposto sindical – que equivale a um dia de trabalho do jornalista e é captado pelo Governo Federal”, explica Guilherme Carvalho, presidente do Sindicato. Referente ao imposto sindical, a União passa 40% para os sindicatos, o restante vai para a Federação Nacional dos Jornalistas e a outra parte é direcionada a cursos profissionalizantes.
Para o jornalista se tornar sindicalizado, basta preencher a ficha de sindicalização (aqui) e entregar pessoalmente ou via correios duas fotos 3×4; cópia do registro profissional no Ministério do Trabalho (carteira de trabalho); cópia do diploma de graduação em Jornalismo – Comunicação Social Jornalismo. “As formas de financiamento do Sindicato definem o grau de independência política da entidade”, explica Carvalho.
Imposto Sindical
Segundo o presidente do Sindijor, “historicamente a CUT combate o imposto, pois é um dinheiro captado de forma compulsória, isto é, sem aval dos trabalhadores. É o que sustenta sindicatos que não tem compromisso com a categoria que representam. O Sindijor é contra o imposto, mas na situação atual só podemos abrir mão desse dinheiro quando aumentarmos nossa sindicalização”.
Site do Sindijor
No site oficial do Sindicato, há as opções de pagamento para a sindicalização, também as informações a respeito da regularização sindical. O jornalista sindicalizado tem desconto na obtenção da carteira nacional e internacional de jornalista. Qualquer documento pode ser obtido no site, com os diretores do Sindijor (Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu), pelo email: gerencia@sindijorpr.org.br e pelo fone: 41 3224 9296. 

Por Regis Luís Cardoso

Please select a feed to display...