Luiz Geraldo Mazza e Eloi Zanetti são temas de livro a ser lançado dia 10 de fevereiro

Dois dos mais importantes profissionais na área da comunicação paranaense, o jornalista Luiz Geraldo Mazza e o publicitário Eloi Zanetti, dividem espaço no livro “Luiz Geraldo Mazza e Eloi Zanetti: Comunicadores do Paraná”, de autoria da professora Selma Suely Teixeira. O lançamento será dia 10 de fevereiro, às 19h30, no Palacete dos Leões (nessa mesma data, Mazza completa 84 anos). Na obra, são 528 páginas dedicadas aos dois comunicadores. 


Mazza


O leitor poderá ler os primeiros artigos de Mazza, nos seus 20 anos, onde era um observador do cotidiano, retratando anônimos que transitavam pela Rua Quinze, na Curitiba de 1950, mas que também noticiava eventos esportivos, produzia contos, crônicas, poemas. A autora, Selma Suely Teixeira, explica que “Mazza sempre foi um militante, nasceu militante”.


A disposição à polêmica iria acompanhá-lo vida afora e o colocaria no centro nervoso dos acontecimentos como a histórica greve dos jornalistas em 1963 e, por ter trabalhado na Última Hora, acabou amargando mais de dez anos de ostracismo, punido por uma junta militar em 1964. Contudo, fez rádio, televisão, foi Secretário Estadual de Turismo, dentro de um ecletismo nem sempre lembrado, já que a marca que carrega nos dias atuais é a de jornalista político.

Zanetti


Na área da publicidade e do marketing Eloi Zanetti é umas das referências não só paranaense como nacional. Ingressou na Equipe Propaganda, para ocupar cargo de redator, em 1965, e ali encontrou sua vocação. Até então não havia se identificado com uma profissão que fosse definitiva em sua vida. “Eloi Zanetti fez grandes campanhas. Trabalhou com muita propriedade na Umuarama, que era a agência do Banco Bamerindus, e também para O Boticário, onde fez campanhas memoráveis”, explica Selma.

Para o extinto Bamerindus criou projetos de sucesso extraordinário como as séries de televisão “Gente que faz”, “Bicho do Paraná”, estipulou os conceitos da Caderneta de Poupança Bamerindus (“o tempo passa, o tempo voa…”). Segundo a autora, “Eloi foi quem instituiu dentro de O Boticário o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e a questão da Ouvidoria, sendo uma das primeiras empresas no País que fizeram esse tipo de serviço”.

“Luiz Geraldo Mazza e Eloi Zanetti: Comunicadores do Paraná” é um projeto voltado à preservação da memória. Uma tentativa de “passar aos futuros profissionais de comunicação o conhecimento do trabalho de Mazza e Zanetti, duas referências de profissionalismo nas áreas de jornalismo e publicidade”, completa Selma. 


A dedicatória do livro define também outra pretensão da pesquisa: a de que a cultura, um dos pontos comuns aos dois homenageados pelo projeto, deve ser a base para carreiras dignas e significativas como são as de Luiz Geraldo Mazza e Eloi Zanetti.

Serviço:


“Luiz Geraldo Mazza e Eloi Zanetti: Comunicadores do Paraná”, de Selma Suely Teixeira.

Lançamento dia 10 de fevereiro de 2015, às 19h30, no Palacete dos Leões (Avenida João Gualberto 530)

Preço: R$ 50,00

Fonte:Zeca Leite

Autor:Zeca Leite / *Edição: Regis Luís Cardoso

Please select a feed to display...