Exposição: “Fundação Cultural em Cartaz – Mais de 40 anos de História”

Até o dia 30 de setembro de 2014, a Casa Romário Martins recebe a exposição “Fundação Cultural em Cartaz – Mais de 40 anos de História”, que apresenta cartazes que contam mais sobre a história da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) desde a década de 1970 até os anos 2000


De acordo com a idealizadora e produtora do projeto, Josina Melo, a proposta do evento é mostrar principalmente a evolução dos processos de divulgação dos eventos da Fundação Cultural. ”A ideia é que as pessoas notem a criatividade e a técnica com a qual os cartazes eram feitos. Hoje em dia tudo é muito tecnológico, mais fácil. As pessoas tem costume de só observar uma imagem e acabam não lendo o texto. Os cartazes propiciam uma leitura técnica, estética e mostram a proposta cultural da época”.

Josina Melo afirma ainda que a exposição faz uma viagem no tempo e relembra momentos marcantes da história na cidade. ”É interessante ver o processo de divulgação, principalmente entre as décadas de 1970 e 1980, quando as pessoas tinham que ser contidas devido à ditadura militar. Alguns eventos que eram surpreendentes no passado podem ser ainda hoje, mas muita coisa foi se perdendo com o tempo”.

A seleção de cartazes foi feita durante um longo período e com a ajuda de muitos colaboradores. As escolhas duraram quase um ano, em duas etapas: primeiro foi feita seleção geral com uma média de dois mil cartazes, depois foi feita uma leitura com vários funcionários, separando o material por décadas e selecionando os melhores. “A ideia é além de comemorar o aniversário da Fundação, homenagear todos os funcionários que já trabalharam ou trabalham aqui e nos ajudam diariamente”, conclui Josina Melo.

Fonte:FCC

Autor:Divulgação

Please select a feed to display...