O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Paraná (Sindijor-PR), Subseção Campos Gerais, repudia veementemente a atitude do diretor do Operário Ferroviário Esporte Clube (Ofec), Pedro Henrique Poitevin e do segurança identificado como ‘Fabão’ que, na tarde desta quarta-feira, ameaçaram jornalistas que estavam a serviço do Jornal da Manhã, em cobertura do treino do clube que acontecia na Kurashiki.
O jornalista Felipe Gustavo, que também integra a equipe da Rádio CBN, e o fotógrafo Thiago Terada, que atua ainda no Portal Futebol Paranaense, estavam no local quando o lateral esquerdo Fabinho e o volante Jaú começaram a discutir e entraram em luta. Terada registrou a confusão e foi obrigado, pelo diretor e pelo segurança, a apagar as imagens que havia registrado.
O Sindijor-PR Subseção Campos Gerais condena a postura adotada contra os profissionais de imprensa. “Impor obstáculos à atuação dos jornalistas é uma atitude que não condiz com o respeito à democracia e à liberdade de trabalho, além de desrespeitar o interesse público do jornalismo”, destaca Aline Rios, vice-presidente da Subseção.
Diante dos fatos, a Subseção irá buscar, junto a direção do clube, medidas contra as agressões praticadas contra os profissionais e no sentido de que estas situações, que vêm se tornando frequentes, não voltem a acontecer. “Somos solidários aos profissionais, apoiamos o Jornal da Manhã em relação ao pedido de abertura de inquérito policial e reiteramos a exigência do respeito ao livre exercício do Jornalismo”.
Uma reunião da diretoria da Subseção para discutir outras medidas possíveis de serem adotadas a cerca da questão deve ser agendada ainda nesta semana.
Subseção Campos Gerais do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná
Foto: Thiago Terada


