O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, através do presidente Guilherme Carvalho e do advogado Christian Manãs, participou, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 9º Região, da Audiência de Mediação entre a entidade que defende os jornalistas paranaenses e o Clube Atlético Paranaense. Segundo a diretoria do Sindicato, as reivindicações que foram levadas à Procuradoria são de interesse da categoria em relação às restrições promovidas pelo Atlético aos profissionais da imprensa esportiva.
Durante a conversa, o Procurador do Trabalho, Luis Antônio Vieira, se mostrou favorável as alternativas propostas pelo Sindijor, como a abertura de janelas para captação de imagens durante os treinamentos e a possibilidade de entrevistas coletivas ao final dos treinos. O Sindicato reforçou que a imprensa esportiva está impossibilitada de entrevistar jogadores, membros da comissão técnica e diretores.
“O Atlético foi irredutível, não querem abrir mão do monopólio da informação. O próximo passo do Sindijor é entrar com uma liminar judicial para garantir aos jornalistas direito de fazer uma cobertura plural”, explica Guilherme Carvalho. Segundo a diretoria do Sindijor, o Clube Atlético Paranaense quebra uma relação cultural entre o jornalismo esportivo e as equipes de futebol, em que informações não só institucionais são passadas aos torcedores do clube, como à sociedade. “Esta atual postura do Atlético não permite que as informações tenham caráter isento e plural, pois o que chega tanto a imprensa quanto a sociedade são informações de interesse institucional”, completa Carvalho.
O Clube Atlético Paranaense, através do seu departamento jurídico, explicou que no momento não há chances de qualquer abertura à imprensa, disseram ainda que levarão as reivindicações do Sindijor à Diretoria do clube. Ainda de acordo com os representantes do Atlético, esta discussão é reflexo de um novo modelo de gestão dos atleticanos.
Histórico
No dia 29 de janeiro o Sindicato solicitou mediação ao MPT sobre a postura do CAP no relacionamento com a imprensa (leia aqui ofício enviado pelo Sindijor ao clube paranaense). Leia também a nota em que o Sindicato se pronuncia a respeito da postura do Atlético.
*Legenda: Na foto o presidente do Sindijor, Guilherme Carvalho (ao lado de Regis Luís Cardoso e Christian Manãs), fala aos representantes do Clube Atlético Paranaense; os advogados Luiz Antônio Abagge e Rodrigo Gama Monteiro. No centro o Procurador do Trabalho, Luis Antônio Vieira (*Kariman Tiemi Chales).
Por Regis Luís Cardoso


