Jornalista Rodolfo Stancki lança coletânea de ensaios sobre cinema de horror

homem branco com barba sorrindo
O jornalista lança livro novo nesta sexta-feira, em Curitiba | Foto: arquivo pessoal

No dia 6 de fevereiro de 2026, às 19h, a Livraria Telaranha, em Curitiba, recebe o lançamento do livro “O horror é um gênero nobre – ensaios sobre o cinema de medo”. A obra, de autoria de Rodolfo Stancki, é vencedora do edital Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias do Governo do Paraná, na categoria de coletânea de ensaios críticos.

Publicado pela Telaranha Edições, o livro reúne uma seleção de artigos escritos por Stancki entre 2015 e 2020 na coluna Espanto, do portal A Escotilha. A obra desafia uma percepção comum de que o horror é um gênero cinematográfico “menor”, propondo uma análise profunda de sua relação com a sociedade, a história e a condição humana.

Sobre a obra

O livro é dividido em duas partes. Uma delas voltada para reflexões teóricas sobre o horror, na qual o autor explora as definições do cinema de medo, potencialidades temáticas e interpretações sobre por que somos atraídos pelo que nos assusta. A segunda traz análises de como o gênero funciona como um mapeamento de nossos medos sociais, políticos e existenciais. Os ensaios discutem uma ampla gama de filmes, dos clássicos monstros dos anos 1930 até a polêmica do termo “pós-horror”, após o lançamento de títulos como A Bruxa (2015) e Sombras da Vida (2017).

Para o autor, o título do filme faz menção ao fato de que o horror é um gênero que estimula a reflexão ao mesmo tempo que amedronta os espectadores. “O horror não é só uma forma cinematográfica, mas também uma linguagem capaz de evidenciar dilemas morais e políticos de nosso tempo. Ao olharmos para o monstro na tela, estamos, muitas vezes, encarando nossos próprios reflexos e a fragilidade de nossa condição humana”, avalia.

Sobre o autor

Rodolfo Stancki é jornalista, pesquisador e escritor. É autor do livro “A Zona Crepuscular – Como a série Além da Imaginação pode ajudar a entender as imagens de ficção fantástica presentes no Jornalismo” (2021) e um dos organizadores das coletâneas “O Melhor do Terror dos Anos 80” (2020) e “O Melhor do Terror dos Anos 90” (2021). É professor da Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e doutor em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPPR). Também atua como curador de festivais de cinema e produtor cultural.

Sobre a Editora e o Prêmio

A Telaranha Edições é uma casa de publicação curitibana que concebe a edição como um vértice entre livros e leitores, focando em textos contemporâneos e ciências humanas. “O horror é um gênero nobre – ensaios sobre o cinema de medo” foi uma das obras vencedoras do prêmio Outras Palavras, em 2020, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC) para fomentar a produção literária paranaense.

Serviço
Evento: Lançamento do livro “O horror é um gênero nobre”
Data: 6 de fevereiro de 2026
Horário: 19h
Local: Livraria Telaranha (Curitiba, PR)
Editora: Telaranha Edições

Please select a feed to display...