SindijorPR terá delegação completa no 40º Congresso Nacional de Jornalistas

Sindijor terá quatro delegadas no Congresso; coordenadora da Cojira-PR também integra comitiva

A delegação formada por cinco jornalistas para representar o SindijorPR no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, embarca nesta semana para Brasília (DF). Com o tema “Os Desafios do Jornalismo: de Gutenberg à Inteligência Artificial”, o Congresso acontece de quarta-feira (10/12) até sexta-feira (13/12), na sede do Sebrae, na Asa Norte. A eleição das delegadas e delegados aconteceu em outubro.

Representarão a base do SindijorPR no Congresso a diretora executiva do Sindicato e segunda tesoureira da Fenaj, Marcia Raquel de Oliveira, a presidenta Aline Reis, a diretora de Relações Institucionais, Riquieli Capitani, e o diretor de Cultura, Dary Jr. Além de dirigentes do Sindicato, também integrará o grupo a jornalista Ana Luísa Pereira, coordenadora da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Paraná (Cojira-PR).

À frente dos interesses do SindijorPR na Federação, Marcia Raquel comemora o fato de o Sindicato ter conseguido se articular para preencher as cinco vagas a que tinha direito. “A participação do SindijorPR é fundamental porque este é um momento de organização e fortalecimento da categoria. Será o primeiro congresso presencial após a pandemia e temos muitos temas importantes para discutir, a exemplo do impacto da Inteligência Artificial no jornalismo, pejotização e precarização da profissão e violência contra jornalistas, entre outros”, destaca.

Para a presidenta Aline Reis, viabilizar a participação das delegadas e do delegado do SindijorPR no Congresso é fundamental para manter o protagonismo do Paraná nas lutas da categoria em âmbito regional e nacional. “Este ano foi de avanços para a categoria no Paraná. Realizamos o nosso Congresso, criamos a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial e estamos trabalhando por nossos jornalistas seniores. Então encontrar os companheiros de outros sindicatos e jornalistas de outros Estados no Congresso da Fenaj nos permite unificar as lutas a trocar experiências”, considera.

Debate político

Ainda durante a assembleia para eleger a delegação do SindijorPR para o 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, foi realizado o debate sobre as quatro teses-guia propostas pela Fenaj e que receberam o apoio do Sindicato. Ainda em meio às discussões, a presidenta Aline Reis propôs a apresentação de uma tese avulsa, defendendo a mudança do nome da Fenaj para Federação Nacional de Jornalistas – rompendo com o masculino neutro.

Na mesma ocasião, as e os jornalistas que participaram do debate aprovaram o apoio da delegação do Sindijor à tese proposta pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindijoRS), intitulada “Pelo cumprimento da jornada legal de cinco horas diárias para jornalistas no serviço público”.

Biodiversidade em pauta

A presidenta Aline Reis e a diretora Marcia Raquel também propuseram que a delegação do SindijorPR leve para o Congresso Nacional uma moção de apelo em atenção ao pedido formulado por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e pela professora Hebe Maria Gonçalves de Oliveira durante o 8º Congresso Paranaense de Jornalistas.

No documento entregue à direção do SindijorPR, a professora e estudantes solicitaram que seja analisada uma reformulação do Código de Ética dos Jornalistas, buscando contemplar a preocupação ética com a questão da biodiversidade.

Autor:SindijorPR

Please select a feed to display...