SindijorPR e Conselho Regional de Psicologia estudam parceria para orientar coberturas no Paraná

Créditos: Aline Reis

Ações conjuntas poderão contemplar protocolos de cobertura sobre suicídio, saúde mental de jornalistas que cobrem desastres e a abordagem ética de temas relacionados à psicologia


O SindijorPR estuda a possibilidade de firmar parcerias com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) para viabilizar ações relacionadas ao jornalismo, à comunicação e à psicologia no estado. A aproximação entre as entidades se deu por meio da participação do Sindicato no workshop e roda de conversa promovidos pelo Conselho no último dia 13, por ocasião do evento intitulado Psicologia como pauta: CRP-PR de portas abertas para comunicadores, em Curitiba.

Durante a atividade que reuniu jornalistas, profissionais da comunicação, assessores de imprensa, divulgadores científicos e psicólogas interessadas na temática, o SindijorPR foi representado pela presidenta Aline Reis e pela diretora executiva do Sindicato e representante da Fenaj no Paraná, Marcia Raquel de Oliveira. Na ocasião, o CRP-PR se colocou à disposição para orientar e auxiliar na produção de pautas, matérias jornalísticas, conteúdos para as redes sociais ou campanhas institucionais ligadas a temas da Psicologia.

Entre os temas destacados por Aline e Marcia estiveram a cobertura de casos de suicídio, atualmente objeto de protocolos e orientações como o manual para profissionais da mídia sobre prevenção do suicídio da Organização Mundial de Saúde (OMS) – disponibilizado em português há dois meses. Para as diretoras do Sindicato, o debate levantado por jornalistas que participaram da atividade no CRP sugere a necessidade de revisão e atualização dos protocolos de cobertura, especialmente à luz dos desafios impostos na contemporaneidade.

Outro aspecto enfatizado na atividade foi a saúde mental das e dos jornalistas, especialmente na cobertura de tragédias e desastres – como o massacre no Rio de Janeiro (RJ) e a devastação causada pelos tornados recentemente no Paraná. Marcia Raquel aproveitou para enfatizar o esforço conjunto entre a Fenaj, Fundacentro e o Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), na realização da Pesquisa Nacional sobre Condições de Saúde Mental das e dos Jornalistas.

“O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná está aberto e é parceiro nesta construção de protocolos na cobertura de casos sensíveis, como o suicídio, entendendo o que os trabalhadores do jornalismo apontaram aqui, tratando da irresponsabilidade de páginas, influenciadores e usuários das redes sociais, que expõem estes casos sem nenhum filtro ou protocolo”, destacou a presidenta do SindijorPR, Aline Reis.

Atividade no CRP-PR


Durante o evento realizado na sede do CRP-PR, a psicóloga Carla Chemure Cechelero Slongo, conselheira e presidente da Comissão de Comunicação Social do Conselho, abordou os cuidados necessários ao incluir temas relacionados à Psicologia em matérias, conteúdos ou campanhas institucionais.

O psicólogo Tonio Luna abordou a saúde mental dos próprios profissionais da comunicação, refletindo sobre como identificar sinais de sofrimento e estratégias para promover o bem-estar emocional desses trabalhadores. Já o professor Gabriel Gomes de Luca, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre desinformação e fake news, além das contribuições da Psicologia nessa temática.

*Com informações do Conselho Regional de Psicologia do Paraná

Autor:SindijorPR*

Please select a feed to display...