SindijorPR lança formulário para mapear a realidade de trabalho de jornalistas sindicais

Uma das preocupações é ampliar a conscientização quanto ao respeito aos direitos garantidos pela categoria

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) está realizando um levantamento sobre o perfil de jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa das entidades sindicais do Paraná. Este trabalho vem sendo realizado por meio de um formulário online com 30 questões, organizadas em seis eixos, além de perguntas específicas sobre contato e participação nas atividades sindicais.

A presidenta do SindijorPR, Aline Reis, observa que existe um número considerável de violações aos direitos das e dos jornalistas sendo cometidas por entidades sindicais de trabalhadores. “Assim como essas entidades, aqui na condição de empregadoras ou tomadoras de serviços, têm suas lutas, nós também temos o compromisso de buscar melhorias para jornalistas que trabalham nestes sindicatos. Por isso, entendemos que este mapeamento é fundamental”, expressa.

Além de responder as perguntas do formulário, o SindijorPR pede que cada jornalista realize um esforço e busque compartilhar o link com profissionais de suas relações que também prestam serviços a entidades sindicais. “Entender quais são as necessidades e organizar as e os profissionais que trabalham neste segmento é um primeiro passo de nossos esforços para ampliar o respeito aos direitos da categoria. Afinal, jornalistas também são trabalhadoras e trabalhadores”, destaca a diretora de Relações Institucionais do SindijorPR, Riquieli Capitani.

Para responder às questões sobre identificação, vínculo e jornada, direitos e benefícios, condições e ambiente de trabalho, participação e representação e dificuldades, não leva mais do que cinco minutos. As respostas são confidenciais e servirão para fortalecer a defesa da categoria e elaborar um planejamento junto aos Sindicatos, garantindo o cumprimento dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Acesse o formulário aqui.

Autor:SindijorPR

Please select a feed to display...