SindijorPR participa de ato alusivo aos dez anos do Massacre do Centro Cívico

Crédito: João Paulo Nunes Vieira / APP-Sindicato

Nesta terça-feira (29) a APP-Sindicato realizou, em Curitiba, ato para relembrar os dez anos do Massacre do Centro Cívico, ocorrido em 2015 como forma de repressão à organização dos trabalhadores da educação para derrubar o projeto de reestruturação da Paraná Previdência.

Participaram, além de professores e trabalhadores da educação, estudantes e entidades sindicais, entre elas o SindijorPR. À época do massacre do Centro Cívico, 200 pessoas ficaram feridas em virtude da ação violenta da Polícia Militar (PM), inclusive jornalistas que trabalhavam para cobrir a manifestação.

“É importante relembrar atos violentos contra a classe trabalhadora. Há dez anos muitos jornalistas estavam cobrindo esta pauta e registraram as agressões. Hoje, num contexto diferente, mas ainda tenso para os trabalhadores, nossa categoria continua atuando para que a sociedade saiba o que acontece de fato com a educação pública”, destacou a presidente do SindijorPR, Aline Reis.

A presidente da APP-Sindicato, Walkíria Mazeto, lembrou que embora o atual governo do Paraná não use violência física para coagir servidores, emprega outros mecanismos para desestimular a organização trabalhista. “Temos violências simbólicas que são aplicadas pelo governo Ratinho Jr. (PSD), mas estamos em luta, lutando pelos direitos da nossa categoria e em defesa da educação”, disse.

O ato reuniu milhares de pessoas que saíram da praça Tiradentes no centro de Curitiba, e marcharam até o Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná.

Autor:SindijorPR

Please select a feed to display...