Em meio a uma negociação entre a empresa e os trabalhadores representados pelo SindijorPR, a RICTV, afiliada da Record no Paraná, demitiu uma jornalista profissional. Viviane Nonato, que era coordenadora de produção do programa Balanço Geral, foi comunicada da demissão na quarta-feira (16/04). O SindijorPR se solidariza com a jornalista e já colocou sua assessoria jurídica à disposição dela para quaisquer eventualidades.
Desde março, com apoio do SindijorPR, os jornalistas profissionais das emissoras do Grupo RIC, na base do Sindicato, negociam um acordo coletivo de trabalho visando à renovação do banco de horas até 2027. Em assembleia online realizada na terça-feira (15/04), o acordo oferecido pela RICTV foi recusado pelos profissionais contratados pela empresa, que apresentaram uma série de queixas.
Apesar de as negociações seguirem abertas, nesta quinta-feira (17/04) a empresa reuniu jornalistas para tentar impor a assinatura de acordos individuais de banco de horas, o que viola princípios das boas práticas para a manutenção do diálogo entre as partes. Além disso, essa atitude potencializa a vulnerabilidade dos trabalhadores, uma vez que não há negociação nesses termos, e sim imposição.
O SindijorPR está atento aos movimentos e monitora a situação, juntamente com sua assessoria jurídica. A direção não descarta a adoção de outras medidas, caso a pressão irregular sobre os trabalhadores persista.
Leia mais: Jornalistas rejeitam acordo de banco de horas proposto pela RIC
Autor:SindijorPR


