A data-base dos jornalistas está chegando. Dia 1º de maio começa a Negociação Coletiva dos trabalhadores com as empresas de comunicação do estado. Para preparar os itens que serão levados para a base, o SindijorPR realizou no último sábado (14) a Plenária Estadual. O objetivo foi discutir as principais pautas que serão votadas nas Assembleias dos jornalistas. As datas ainda serão definidas pela direção do Sindicato.
Itens como combate ao assédio nos locais de trabalho, cláusulas econômicas e segurança do trabalhador, além do encaminhamento para uma Campanha Salarial do Sindijor e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná, ao lado dos sindicatos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul também serão levados à futuras assembleias para aprovação dos jornalistas.
“Priorizamos a construção de uma pauta coletiva. A opinião dos trabalhadores é fundamental para definirmos a nossa pauta. O Sindijor convoca todos, desde já, a ficarem atentos às datas das assembleias para aprovarmos a pauta de reivindicação dos jornalistas”, explica Gustavo Vidal, diretor executivo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
Frentex
O Encontro Paraense pelo Direito à Comunicação (EPDC) reuniu movimentos sociais, profissionais e estudantes para debater a democratização da mídia também no dia 14 de março. Organizado pela Frentex – PR, coletivo que luta pelo direito à comunicação e liberdade de expressão, o evento aconteceu na Uninter da praça Tiradentes e contou com palestras, debates e intervenção na rua.
Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no Encontro, que serviu como preparatório para o Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), marcado para abril em Belo Horizonte – MG. Leia matéria na íntegra aqui (via Jornal Comunicação; dos estudantes de jornalista da Universidade Federal do Paraná – UFPR).
Fonte:SindijorPR
Autor:Regis Luís Cardoso


