O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná (Arfoc-PR) declaram apoio às manifestações que cobram direitos sociais, desencadeadas nos últimos dias em todo o Brasil. Por outro lado, as entidades condenam as agressões contra os profissionais de imprensa ocorridas na última manifestação e protestos realizados em Curitiba.
Nesta quinta-feira (21), profissionais de imprensa que cobriam o ato no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado, foram encurralados, apedrejados e insultados por uma minoria de pessoas que participavam do ato.
A Arfoc-PR e Sindijor-PR salientam acerca da importância e necessidade da função do jornalista, do direito à informação e livre acesso. Logo, repudiamos as agressões e também pedimos a coerente distinção, consciência de que o profissional de imprensa é um trabalhador no exercício da nobre função de informar, seja na função de repórter, repórter fotográfico ou cinematográfico.


