O festival que difunde a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo, realizado desde 2008 em Paris, este ano terá edição brasileira. A cidade escolhida para esta primeira edição é Curitiba. As inscrições do FIDÉ Brasil estão abertas e vão até 20 de agosto para documentários brasileiros e internacionais de longa, média e curta duração, realizados por estudantes. Os filmes exibidos durante o Festival farão parte de uma pré-seleção para a mostra francesa, podendo integrar a programação de ambos os eventos – que acontecem no mês de novembro.
O FIDÉ Brasil não será voltado a premiações. O objetivo é dar espaço aos trabalhos diferenciados, que fogem da formatação padronizada dos meios tradicionais. Uma vitrine para trabalho de jovens realizadores de escolas, universidades e outros centros de formação.
Seguindo a linha francesa, o Festival promove a multiplicidade e transversalidade das artes, também cria um espaço para debate e trocas de experiências. Além do FIDÉ ser um trampolim para a inserção de jovens realizadores no mercado de trabalho.
Todas as informações do FIDÉ, você confere aqui.
Por Regis Luís Cardoso (Informações: FIDÉ Brasil)


