Após um longo embate, que vem desde o mês de agosto, o movimento dos jornalistas, tendo à frente o Sindijor-PR e o Sindicato dos Jornalistas de Londrina, conseguiu fechar com êxito a Convenção Coletiva de Trabalho com os sindicatos patronais, garantindo a reposição salarial de toda a inflação no período entre as datas-base, de 4,45%, o que eleva o piso da categoria dos atuais R$ 1.961,81 para R$ 2.049,11. A remuneração de editor (adicional de 30%) passa a R$ 2.663,84; enquanto o de editor-chefe (adicional de 50%) passa a R$ 3.073,66. Também ficou mantida a cláusula prevendo que apenas pessoas formadas serão contratadas pelos veículos do Estado. O pagamento das diferenças salariais devidas (outubro, novembro, dezembro e 13.º) deverá ser feito juntamente com o salário de janeiro de 2010, a ser pago entre 31 de janeiro e 05 de fevereiro. Conforme estabelecido em assembleia da categoria, será cobrada da base taxa assistencial de 4%, a ser descontada dos salários já reajustados, em quatro parcelas de 1%, nos meses de janeiro, abril, junho e agosto de 2010. A toda a base é assegurada a oposição ao desconto da taxa, que deve ser feita de maneira formal ao Sindijor até 10 dias após a assinatura da convenção, o que deve ocorrer na segunda-feira.
Fonte:SINDIJOR-PR – tele-fax (41) 3224-9296


