SindijorPR repudia ataques de blogueira contra jornalista em Castro

O SindijorPR e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm a público manifestar repúdio à postura da blogueira de Castro, Patrícia Cordeiro, que tentou se eleger vereadora  pelo PT na eleição passada e que nesta sexta-feira (13/03) usou seus perfis em uma rede social, Patrícia Cordeiro Aqui e Fofocastro, para atacar e difamar a diretora de imprensa da prefeitura de Castro, a jornalista Emanoelle Wisnievski.

 

Nas postagens em sua própria rede social, usando expressões de cunho misógino, Patrícia sugere que a jornalista – que possui mais de 25 anos de experiência profissional, além de pós-graduação na área – estaria supostamente se valendo de artifícios para manter o cargo na Prefeitura. Os ataques iniciaram depois que a jornalista, que atua no serviço público, escreveu para a blogueira se colocando à disposição para fornecer informações concretas e verificadas sobre os temas que a influenciadora frequentemente aborda em seus canais.

 

O SindijorPR e a FENAJ se solidarizam à jornalista e já orientou a profissional a registrar um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil possa apurar a responsabilidade no caso. O Paraná é um dos estados que mais registra ataques contra jornalistas no Brasil, somando mais de 100 casos desde 2017 e, lamentavelmente, as mulheres que atuam no jornalismo têm sido alvos frequentes de violência verbal de cunho misógino e sexista.

 

As redes sociais não constituem território sem lei e a liberdade de expressão não deve sobrepor ao respeito à dignidade de qualquer pessoa. Em um momento marcado pela escalada de agressões e crimes contra as mulheres, é responsabilidade de todas as pessoas contribuir para o enfrentamento às violências, especialmente as motivadas em razão do gênero.

Please select a feed to display...