Câmara de Curitiba aprova título de cidadania para jornalista Dulcinéia Novaes

Crédito: Rodrigo Fonseca/CMC

A jornalista Dulcinéia Novaes será oficializada em breve como cidadã honorária de Curitiba. O título, proposto pela vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) e que recebeu coautoria de Jasson Goulart (Republicanos), foi aprovado no Plenário da Câmara de Curitiba nesta semana. Prates pontuou que a homenageada, natural de Martinópolis (SP), honra “a luta das mulheres negras em busca por representatividade, por dignidade e por voz”.

Procurada pelo SindijorPR para se manifestar sobre a homenagem, Dulcinéia enfatizou que está bastante emocionada. “Eu já me sentia uma cidadã de Curitiba porque, afinal de contas, estou aqui há 38 anos. Estou muito feliz por ser adotada pela capital paranaense, já que tenho um pouquinho de história por aqui”, considera.

Em manifestação pública sobre a proposta, a vereadora Giorgia enfatizou a importância da iniciativa. “Ela [Dulcinéia] chegou a Curitiba em 1987 e, desde então, construiu uma trajetória que inspira gerações. Aos 70 anos, segue sendo referência viva para jovens jornalistas negros que ousam sonhar em trilhar caminhos como o dela”, declarou.

Graduada em 1979 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dulcinéia começou a carreira como repórter da Folha de Londrina. Em 1981, ingressou na TV Coroados, posteriormente RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Em 1987, transferiu-se para Curitiba.

A Câmara de Curitiba ainda não agendou uma data para oficializar a entrega da homenagem.

*Com informações da Câmara de Curitiba

Autor:SindijorPR*

Please select a feed to display...