A presidenta do SindijorPR, a jornalista Aline Reis, integra a relação de 142 profissionais de redação que foram classificados para o segundo turno da terceira edição do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Aline e a jornalista Dulcineia Novaes, ambas do Paraná, são as únicas profissionais que representam a região Sul nesta fase. A lista de finalistas foi divulgada nesta terça-feira (16/09) e a votação para a escolha dos TOP50 Jornalistas Negros e Negras +Admirados do Brasil e os TOP 5 Profissionais de Imagem e Veículos segue até o dia 30 de setembro.
Aline, que é a primeira negra entre as três mulheres que presidiram o SindijorPR em seus 80 anos de história, enfatiza a importância da iniciativa. “Essa premiação é especial para celebrar a importância da diversidade nas redações, mas, ao mesmo tempo, também nos dá um alerta: o Paraná e o Sul têm excelentes jornalistas negros, mas a lista só tem dois nomes, o que demostra que é preciso olhar com mais atenção para a questão racial nas redações”, avalia.
Este é o terceiro ano em que Aline concorre ao prêmio. Em 2023 e 2024, ela foi escolhida como a mais admirada jornalista do Sul do Brasil. O objetivo da premiação é contribuir com a luta antirracista, dando visibilidade nacional aos jornalistas negros e negras. “Embora integrem o grupo étnico racial no qual estão inseridas cerca de 55% da população, são ainda um contingente minoritário nas redações do País, e que, mesmo atuando numa atividade de nível superior, enfrentam permanentes processos de discriminação racial”, registra a justificativa.
Também seguem na disputa 14 profissionais de imagem, 16 veículos liderados por jornalistas negros e outros 14 que se destacaram por suas coberturas em temas relacionados à justiça racial no Brasil. Destes, além das duas indicações do Paraná, 99 atuam no Sudeste, 19 no Centro-Oeste, 15 na Região Norte e sete no Nordeste.
Votação
Para votar, é necessário acessar este link, preencher um rápido cadastro e escolher, do 1º ao 5º colocado, até cinco opções dentre os finalistas de cada uma das categorias. Na cerimônia de premiação, marcada para 10 de novembro, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, também serão entregues o Troféu Luiz Gama para a decana e o decano, o Troféu Tim Lopes de revelação do ano e o Troféu Glória Maria para a personalidade do ano.
*Com informações do Portal dos Jornalistas
Autor:SindijorPR*


