8º Congresso Paranaense de Jornalistas definirá a linha de atuação do SindijorPR nos próximos anos

Pessoas inscritas, respeitados os limites estabelecidos no regimento, poderão participar das decisões políticas debatidas na Plenária Deliberativa

 

Falta menos de um mês para o 8º Congresso Paranaense de Jornalistas, que acontece entre os dias 8 e 11 de outubro, no Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e que integrará a celebração pelos 80 anos da entidade. Além de se inscrever para as oficinas, discussões e palestras, jornalistas e estudantes de jornalismo também podem participar das atividades políticas associadas ao Congresso, que estarão expressas na Tese que deve ser objeto de discussão e votação no dia 11 de outubro.

Entre outros objetivos, o 8º Congresso Paranaense de Jornalistas visa a melhoria da organização sindical e política das e dos jornalistas e definir o programa de luta e as linhas de intervenção do Sindicato na sociedade paranaense, brasileira e internacional nos próximos anos. “O Congresso é o principal evento político, em termos de posicionamento e organização da categoria, organizado pela entidade”, enfatiza a presidenta do SindijorPR, Aline Reis.

Conforme o Regimento do Congresso, todas as jornalistas filiadas e todos os jornalistas filiados com suas obrigações financeiras em dia com o SindijorPR podem ser delegadas e delegados – com voz e voto nas discussões políticas – desde que sejam observados os limites por cidade: 1 a cada 3 jornalistas com sindicalização em dia; 2 a cada 5 jornalistas com sindicalização em dia; 5 a cada 10 jornalistas com sindicalização em dia; e 10 a cada 20 jornalistas com sindicalização em dia.

Jornalistas que não são sindicalizados, estudantes de Jornalismo e profissionais de outras áreas da comunicação participam das discussões políticas na condição de observadores. Todas e todos terão direito a voz nas discussões, mas não participam das votações. Diretoras e Diretores do Conselho Executivo e diretoras e diretores das subseções são delegadas natas e delegados natos do Congresso. “É um processo coletivo e democrático, que oportuniza que a categoria ajude a planejar e a construir as ações e o futuro do SindijorPR”, observa Aline Reis.

As inscrições respeitarão a data e horário do envio do formulário individual de inscrição. Depois de atingir o limite de inscritos por cidade, as inscrições subsequentes ao limite serão consideradas suplentes, e serão homologadas, apenas se houver desistência dos primeiros nomes da lista.

Dinâmica

 

Cada delegada e delegado, observadora e observador terá três (03) minutos para utilizar o direito à voz durante as mesas. A sessão plenária final será realizada no dia 11 de outubro (sábado), a partir das 09 horas, exclusivamente presencial, para discutir e votar a tese guia do congresso e eventuais propostas de emendas apresentadas.

A plenária final deliberativa também será realizada no dia 11 de outubro, durante a Assembleia Geral, e analisará a Tese Guia publicada no site do SindijorPR. Com base nos debates realizados nas mesas do Congresso, delegadas e delegados poderão apresentar à Mesa Diretora emendas aditivas, substitutivas e supressivas à Tese Guia do 8º Congresso.

As emendas podem ser apresentadas a qualquer tempo à Mesa Diretora dentro do período de realização do congresso. O documento deve ser entregue impresso e acompanhado de arquivo digital em formato Word para sistematização e devem conter: nome completo da pessoa autora, CPF, número da página do caderno de tese digital, tópico a ser emendado e a justificativa.

Acesse a íntegra do Regimento do 8º Congresso Paranaense de Jornalistas

Programação e Formulário de inscrição no Congresso

Autor:SindijorPR

Please select a feed to display...