Jornalistas e empresários mantêm negociações para renovar a CCT da categoria

Nesta segunda-feira (12) representantes dos jornalistas do Paraná, SindijorPR e Sindijor Norte PR, estiveram na sede do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR), em Curitiba, para mais uma mesa de negociação visando à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A data-base da categoria é 1º de maio.

A manutenção dos direitos dos jornalistas é fundamental, tal como o reajuste salarial integral com base na inflação dos últimos doze meses, de 5,32%. Outra questão sensível para a categoria é a função de videorrepórter, item importante das reivindicações aprovadas nas assembleias realizadas nas duas bases.

Os donos da mídia, representados pelos sindicatos patronais SERT-PR e Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná (Sindejor-PR), assumiram o compromisso de respeitar direitos já estabelecidos e analisar a questão econômica. Além disso, vão avaliar o pedido de inclusão da função de videorrepórter, com um adicional, para a renovação da CCT.

Estiveram presentes sete pessoas das duas diretorias que representam jornalistas, SindijorPR e Sindijor Norte PR. Também compareceram o assessor jurídico do SindijorPR, Christian Marcello Mañas, e o economista do DIEESE-PR, Sandro Silva.

Seis representantes patronais estiveram na mesa, incluindo o presidente do SERT-PR, Ivaldir Peracchi, e a negociadora jurídica Rita de Cácia de Medeiros Guerim, do SERT-PR e do Sindejor-PR. Responsáveis pela gestão de pessoas e recursos humanos do Grupo GRPCOM, Grupo RIC e Grupo Massa também participaram.

A CCT segue em negociação. Uma formalização das propostas apresentadas nesta mesa será realizada pelos sindicatos patronais aos jornalistas nos próximos dias. A partir disso, uma nova mesa de negociação deve ser marcada.

SindijorPR e Sindijor Norte PR esperam por uma proposta digna que possa ser apresentada aos jornalistas, profissionais que são fundamentais para o funcionamento das empresas e merecem respeito e condições dignas de trabalho. Os sindicatos integram a campanha salarial nacional unificada articulada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

*Fotos: Elton F. Cunha Santos/ Kristhianne Hild Nami Schoronobay

Autor:SindijorPR e Sindijor Norte PR

Please select a feed to display...