SindijorPR marca presença em atos do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Crédito: Aline Reis

Nesta quinta-feira (01/05) ocorreram atos alusivos ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em todo Estado. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) participou das manifestações em Foz do Iguaçu e em Curitiba.

Em Foz do Iguaçu ocorreu o Primeiro de Maio Internacional, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que reuniu trabalhadores de países que fazem fronteira com o Brasil. A programação segue nesta sexta-feira (02/05), com o II Seminário Internacional sobre o Futuro da Classe Trabalhadora na América Latina. A proposta é discutir pautas comuns entre os trabalhadores do Cone Sul.

Em Curitiba o ato unificado reuniu manifestantes de várias categorias no centro da cidade e a principal reivindicação foi o fim da escala 6×1, que prejudica a saúde mental dos trabalhadores e impede que estes tenham tempo de lazer e para a convivência com a família. 


Em ambos os atos, jornalistas profissionais de diversas empresas de comunicação estavam trabalhando em pleno feriado para garantir informação à sociedade.


Primeiro de maio também é a data-base dos jornalistas no Estado, e embora as equipes estivessem trabalhando das ruas, os sindicatos patronais enviaram uma proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) somente no dia 30 de abril ao SindijorPR e ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte), que representam a categoria. Além do envio tardio da resposta, nenhum dos pontos reivindicados pelos jornalistas foi atendido.


Por outro lado, por ocasião do Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, os meios de comunicação usaram redes sociais para “homenagear” jornalistas, publicando as reportagens feitas durante o feriado – quando, aliás, o trabalho deve ser remunerado como hora extra, com o devido reflexo previsto na CCT.

Autor:SindijorPR

Please select a feed to display...