O SindijorPR aderiu, na semana passada, ao “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas” lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no dia 30 de julho. A iniciativa, que recentemente recebeu novas adesões, tem como objetivo garantir que as Eleições Municipais de 2024 ocorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, desinformação e discursos de ódio.
Por meio do pacto, serão promovidas ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero e ao assédio eleitoral, além de orientações para as siglas partidárias, capacitação de órgãos públicos e privados, e de sindicatos de trabalhadores sobre esses temas. Também serão implementadas medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, solicita o apoio da sociedade para a disseminação de uma cultura de paz nas eleições, em cumprimento ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Queremos que as Eleições Municipais transcorram em paz, sem que as pessoas se enfrentem, que famílias não se desunam e amizades não sejam desfeitas. Sabemos que a disputa faz parte do processo eleitoral, mas que seja uma disputa de ideias”, afirmou.
Para a diretora executiva do SindijorPR, Silvia Valim, “a adesão ao Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas é uma iniciativa fundamental para contribuir com eleições seguras, inclusivas e livres de práticas prejudiciais, reforçando a importância da união de esforços para uma disputa baseada em ideias e respeito mútuo”.
Além do SindijorPR, subscrevem o Pacto por Eleições Pacíficas a BandNews FM Curitiba, a CBN Curitiba, o Grupo RIC, a Rádio e Portal Banda B, a Rádio FM Sistema Clube e Comunicação, a Rádio Paiquerê, a Televisão Bandeirantes do Paraná e a Tribuna do Paraná.
O Pacto por Eleições Pacíficas já havia sido assinado, em seu lançamento, pela cúpula diretiva do TRE-PR e por representantes da Procuradoria Regional Eleitoral, da Procuradoria-Geral de Justiça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e da Arquidiocese de Curitiba.
Confira a relação atualizada das entidades signatárias
Como aderir
O TRE-PR convida as instituições públicas e privadas de todo o Paraná a assinarem o “Pacto pela Realização de Eleições Pacíficas”. Para participar da iniciativa, basta preencher o Termo de Adesão, disponível na página da campanha “No Caminho da Paz”. O documento deverá ser enviado por meio de formulário eletrônico, junto com os outros dados solicitados.
Na página da campanha, também estão disponíveis materiais de divulgação – como cards, cartazes, banners e vídeos – para serem utilizados pelas instituições parceiras em seus sites e redes sociais.
*Com informações do TRE-PR


