XIX ENJAI aprova propostas para melhorar condições de trabalho nas assessorias

O XIX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 22 e 24 de agosto, encerrou com expectativa de melhorias no trabalho dos assessores de imprensa. É que entre as teses aprovadas na plenária final do evento, os delegados sindicais de vários estados aprovaram propostas para que a Fenaj e os sindicatos de jornalistas atuem no sentido de acabar com a precarização no setor.

Entre as ações previstas estão a aprovação do projeto de lei que cria o Piso Nacional dos Jornalistas, no valor equivalente a seis salários mínimos; a assinatura de Protocolo Nacional com o Sindicato das Empresas de Assessorias (cinco) prevendo a adoção do piso nacional, respeito à carga horária de cinco horas diárias, fim do acúmulo de funções e contratação formal dos assessores, entre outros itens.

O XIX ENJAI teve como tema central “Assessoria de Imprensa nos Grandes Eventos e o Interesse Público do Jornalismo”, assunto que foi debatido em seis painéis e rodas de conversa. Na abertura do evento, os participantes da mesa, Celso Schröder, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Beth Costa, Secretária Executiva da Federação Internacional dos Jornalistas, e Suzana Blass, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, criticaram a violência contra os jornalistas na cobertura das manifestações no Rio de Janeiro.

Posse da nova diretoria da Fenaj

Após o encerramento do ENJAI, a nova diretoria da FENAJ tomou posse. No domingo de manhã, os novos diretores realizaram a primeira reunião de trabalho como diretores eleitos. Entre os novos diretores estão os paranaenses Maigue Gueths, na Diretoria de Cultura e Eventos e Mario Messagi Junior, que foi eleito relator da nova Comissão de Ética da federação.

Por Maigue Gheths  

Please select a feed to display...