Foi aberta hoje (19) em Brasília a primeira reunião do Grupo de Trabalho que irá discutir formas de enfrentar a violência contra comunicadores. A ministra Maria do Rosário fez a abertura da reunião. O Grupo conta com a participação dos jornalistas André Caramante e Mauri Konig, que recentemente foram obrigados a deixar o país por conta das ameaças sofridas.
O Grupo de Trabalho foi instituído no âmbito do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), órgão colegiado presidido pela ministra Maria do Rosário que reúne representantes de setores ligados aos direitos humanos.
O Conselho tem por principal atribuição receber denúncias e investigar, em conjunto com as autoridades competentes locais, violações de direitos humanos de especial gravidade com abrangência nacional, como chacinas, extermínio, assassinatos de pessoas ligadas a defesa dos direitos humanos, massacres, abusos praticados por operações das polícias militares, etc. Para tanto, o Conselho constitui comissões especiais de inquérito e atua por meio de resoluções. Saiba mais aqui.
Por Secretaria dos Direitos Humanos


