O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Guilherme Carvalho, participou na última quinta-feira (13) de uma entrevista coletiva organizada pelos alunos do 7º período do curso de Jornalismo da UTP. Na ocasião ele contou um pouco sobre suas experiências profissionais e respondeu às perguntas relativas a estágio, diploma e jornada de trabalho.
Participaram do encontro professores e alunos do curso de Comunicação Social. Carvalho foi bastante esclarecedor em todas as questões levantadas pelo público. “O Sindicato serve para ajudar o jornalista e não dificultar ou atrapalhar a vida dele”, disse.
Para o presidente, o estágio deve servir para aprendizagem. “O estagiário contratado deve exercer tarefas sem que sua função seja explorada e não assumir a responsabilidade jornalística total de uma empresa.” Guilherme afirmou ainda que uma remuneração apropriada para o estagiário de Jornalismo é de R$600 a R$800 de bolsa auxílio. “É muito importante debatermos sobre esses temas para que o Sindicato possa ajudar a avaliar e a resolver todas estas questões”.
Temas como jornada dupla e acúmulo de funções foram criticados pelo atual presidente. Ele explicou que por conta desses acúmulos multifuncionais o mercado de trabalho está menor e o que antes era exercido separadamente por vários técnicos, hoje, é designado para apenas uma pessoa. “Os jornalistas têm feito funções desde captação de imagens até edição das mesmas e sem a devida remuneração.”
A melhoria do piso salarial e o reconhecimento da carreira de jornalista são metas do novo comando do Sindijor-PR. Bem como o limite máximo de cinco horas diárias de trabalho. Carvalho assumiu no primeiro semestre deste ano a presidência do Sindijor-PR e irá comandar no triênio 2012/2015.
Guilherme Carvalho também é jornalista-editor no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc); é doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp); mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo se formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Foto: Guilherme Carvalho ao lado de professores e alunos da Universidade Tuiuti do Paraná
Crédito: Tamara Dalcanale Campelo e Assessoria de Imprensa da UTP


