29/08/2016

Vereador de Curitiba usa palavras de baixo calão para desqualificar jornalista

Imagem: Reprodução/YouTube

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) repudia as agressões verbais feitas pelo vereador de Curitiba Professor João Galdino de Souza (PSDB) contra uma profissional da imprensa da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), em uma sessão realizada nesta segunda-feira (29). O político não citou o nome da jornalista.

Galdino usou o espaço  e sugeriu que uma jornalista da CMC teria dito que ele está impedido de participar destas eleições. “Isto é uma sacanagem desta ‘fulana cabaça’”, disse na tribuna da CMC. Ele encerra a explanação exigindo uma retratação ou “continuará cabaça”.

O diretor-presidente do SindijorPR, Gustavo Vidal, lamenta que um representante do povo curitibano deprecie o trabalho dos jornalistas com um linguajar inapropriado para uma pessoa pública. “Uma pena que, mesmo em 2016, ainda há pessoas que utilizam termos misóginos. Mais triste ainda é ver que tais palavras vieram de um vereador. Tentar desqualificar uma profissional desta maneira não agrega coisa alguma. Existem diversas maneiras de expressar o repúdio pelo erro. Esta, com certeza, não é uma delas”, opina.

O diretor de comunicação da CMC, Filipi Oliveira, informou que entrará com esclarecimentos junto ao presidente da Câmara e à mesa diretora da casa nesta terça-feira (30) para falar sobre o trabalho dos jornalistas. Oliveira lembra que não é a primeira vez que Galdino questiona o trabalho da comunicação da CMC de forma acintosa. “A ilação do vereador chega a ser absurda. Considero estas críticas infundadas, ofensivas e cerceia o trabalho da imprensa. Por conta disto que estou entrando com este esclarecimento”, disse.

Veja aqui o vídeo, de 10min25 até 11min50.

Autor:SindijorPR