23/07/2015

Patrões recuam e oferecem inflação integral

Jornalista se reuniram com os representantes patronais (Foto: Regis Luís Cardoso)

Nada de assinatura da CCT 2015. A novidade é que os empresários retiraram o parcelamento do reajuste

A data para a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho dos Jornalistas ficará para as próximas reuniões. De novidade, os empresários colocaram na mesa de negociação o reajuste sem parcelamento, recuando da investida inicial. Os empresários agora se reunirão para discutir a decisão dos jornalistas, que negaram todas as propostas que previam a retirada de direitos da convenção.

“Após a negativa para todos os itens vindos das empresas de comunicação, agora eles vieram com o reajuste seguindo o INPC. O que não ficou definido é se o índice usado será o regional ou o nacional. O Sindijor vai agora definir o que será prioridade para a próxima mesa de negociação”, explicou Gustavo Vidal, diretor-presidente da entidade que defende jornalistas.

Na conversa de hoje (23), a direção do Sindijor levou aos patrões as necessidades da categoria. “Os profissionais vêm perdendo poder de compra há anos”, disse Sidnei Machado, assessor jurídico do Sindicato. Questões sociais também foram pontuadas. “Os jornalistas querem reconhecimento e valorização. Por isso cláusulas sociais foram separadas das econômicas, já que essas não alteram nos gastos das empresas”, completou Gustavo Vidal.

Para o jornalista Fábio Galiotto, nos últimos anos as empresas obtiveram ganhos reais que não chegaram ao trabalhador: “os jornalistas continuam sem ganhos verdadeiros. Por isso acho que devemos construir uma pauta que realmente favoreça a categoria”. Já a jornalista Priscila Romero Sandres relatou que “em 12 anos de jornalismo, eu tive aumento real de trabalho, mas não vi aumento real no salário”. Tanto Fábio quanto Priscila são diretores do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná e representaram a entidade na reunião desta tarde.

Um dado levado à mesa pelo economista do Dieese, Fabiano Camargo, é que “em 20 anos de negociações, os jornalistas tiveram 1,3% de reajuste, enquanto a maioria das outras categorias de trabalhadores conseguiram ganhos reais mais expressivos”.

O próximo encontro entre trabalhadores jornalistas e representas das empresas de comunicação será no dia 06 de agosto, na sede do Sindijor, às 14h30.

Autor:Regis Luís Cardoso Fonte:SindijorPR