esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

22/10/2025

Com edição histórica, entrega do 10º Prêmio Fiep celebra jornalismo paranaense

O Sistema Fiep realizou, na noite desta terça-feira (21/10), a cerimônia de premiação da 10ª edição do Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo, reunindo profissionais de imprensa de todo o estado no Campus da Indústria, em Curitiba. A celebração marcou mais de uma década de valorização do jornalismo de qualidade. Um dos profissionais premiados é o editor de Fotografia do Bem Paraná e diretor de Imagem do SindijorPR, Franklin de Freitas (Foto abaixo: Matheus Freitas). Parceiro do prêmio desde a primeira edição, o SindijorPR esteve representado por diretoras e diretores, incluindo a presidenta Aline Reis.



Criado para reconhecer reportagens que destacam o papel da indústria na economia e na sociedade, o prêmio já recebeu mais de 1.500 trabalhos inscritos, reconheceu 182 jornalistas e distribuiu quase R$ 1 milhão em premiações ao longo de suas dez edições (Foto abaixo: Agência Fiep). Neste ano, 232 trabalhos foram avaliados, refletindo a diversidade de pautas que abordaram desde inovação e sustentabilidade até temas como empregabilidade, transição energética e impacto social do setor produtivo.



Durante a cerimônia, o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou a importância do prêmio como elo entre o jornalismo e o desenvolvimento industrial. “Vivemos um momento em que a comunicação talvez seja a única ferramenta que possa trazer paz e desenvolvimento sustentável para o nosso estado e para o nosso país. Aqui a Federação das Indústrias reconhece a importância do bom jornalismo, da competência daqueles que têm o compromisso com a verdade em um momento em que temos muitas fake news e narrativas”, declarou.


O diretor de Imagem do SindijorPR, Franklin de Freitas (Foto abaixo: Matheus Freitas), destacou que sua preocupação ao registrar a imagem premiada foi valorizar o trabalhador, peça central da indústria em sua avaliação. “O jornalista, assim como as pessoas que atuam nas indústrias, é um trabalhador. As indústrias precisam dos seus trabalhadores e no jornalismo não é diferente. E este é um prêmio que valoriza a nossa profissão e os jornalistas do Paraná. Que ele tenha vida longa para que cada vez mais jornalistas sejam reconhecidos”, expressa, destacando ainda a gratidão ao portal Bem Paraná e aos colegas de redação e do sindicato.



Além de Freitas e da presidenta Aline Reis, representaram o SindijorPR na cerimônia a diretora-executiva Marcia Raquel de Oliveira e o vice-presidente da Subseção Campos Gerais, Jeferson de Souza. Souza e o diretor de Relações Estudantis do Sindicato, Renan Colombo, atuaram como jurados no prêmio – mas não na categoria de imagem.



Vencedores


Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrega do Prêmio Especial Heitor Stockler de França, concedido ao trabalho de maior pontuação entre todos os inscritos. A vencedora foi a jornalista Simoni de Cássia Sarisautora da reportagem “Biometano pode ser a chave para descarbonização da indústria”, que também conquistou o primeiro lugar na categoria Internet. O troféu homenageia o primeiro presidente da Fiep, empresário e jornalista Heitor Stockler de França, símbolo do compromisso entre informação e desenvolvimento industrial.

Também na categoria Internet, Millena Eduarda Sartori, do G1 Paraná, conquistou o segundo lugar com “Toda cerveja já foi chope, zero já teve álcool e gelada é feita com calor: conheça produção da bebida que tem a indústria do PR em destaque nacional”. Rogério Waldrigues Galindo, do Plural, ficou em terceiro com “Produtos ‘Made in Paraná’ chegam a países do mundo todo, do Afeganistão ao Zimbábue”.


Foto, vídeo, rádio e impresso


Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi Franklin de Freitas, do Jornal Bem Paraná e diretor de Imagem do SindijorPR. Sergio Reghin Ranalli, da Folha de Londrina, conquistou o segundo lugar, enquanto Marcelo Henrique de Andrade, da Tribuna do Paraná, ficou em terceiro.


Em Jornalismo Impresso, o primeiro lugar ficou com Fernando Rogala, do Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, que tratou sobre “Pujança econômica é uma constante histórica no desenvolvimento de PG”. Jéssica Sabbadini, da Folha de Londrina, ficou em segundo lugar com o tema “A industrialização paranaense no pós-geada”. E Rejane Martins Pires, da Revista Aldeia (Cascavel), conquistou o terceiro lugar com “Pane na indústria: há luz no fim do túnel”.


A equipe da Rádio Celinauta, de Pato Branco, formada por Edson Honaizer, Fabiano Marangon e Thiago Tessaro, levou o troféu na categoria Reportagem de Rádio, com a série de reportagens “Indústrias tentam driblar os efeitos do tarifaço”. Grasiani Jacomini e Felipe Harmata, da CBN Curitiba, ficaram em segundo lugar com a série “Make“Indústria” Great Again: os impactos e as alternativas ao tarifaço dos Estados Unidos na indústria do Paraná”.E Lorena Pellanda, da BandNews FM Curitiba, ficou em terceiro com “Série Especial: ‘Geração Produção: Jovens que movem as indústrias”.


Já a reportagem “Nosso Ambiente – Soluções verdes impulsionam indústria paranaense”, assinada por Henrique Cabral Rodriguez, Bruno Fávaro, Matheus Cavalheiro, Thiago Rasta, Silvana Ukachenski, Rodolfo Barbosa e Fabio Gomes, da RPC Curitiba, venceu na categoria Reportagem de TV.


O segundo lugar ficou com Katia Andressa Peruzzi, Patrícia Pivetta, Alceu Nascimento, Junior Evangelista, Cristiane Oya e Angela Ota, pela série “Desafios do atual mercado de trabalho”, veiculada pela RPC Londrina. Os profissionais da TV Paraná Turismo, Bruno Oliveira, Larissa Grizoli, José Maria dos Santos, Cléia Alberti e Tharita Franzini ficaram com a terceira colocação, pela reportagem “Indústria Acolhedora: programa ajuda a integrar imigrantes e reduzir o déficit de mão de obra do setor no Paraná”.


Destaques regionais


Os Destaques Regionais foram para Valeska de Paula Macedo Sotto Maior (Portal Massa), Raphael Rodrigues Ferreira da Costa, Gisele Wardani, Valdecir Galvan e Tiago Pereira (RPC Ponta Grossa), Rafael Gouveia Fantin (Gazeta do Povo), Reinaldo César da Silva (Diário do Noroeste), Juliet Manfrin (Gazeta do Povo) e Niomar Pereira (Jornal de Beltrão).


Jornalismo independente e jovens talentos


A edição deste ano também apresentou duas novas categorias. A jornalista Edna Nunes da Silva, do Blog Embaixada Solidária, foi reconhecida na estreia da categoria Jornalismo Independente, com a reportagem “Segurança alimentar 360º: migrantes reescrevem histórias, impulsionam a economia e alimentam esperanças no Paraná”.


Já o prêmio Jovem Talento do Jornalismo, criado em parceria com o IEL Paraná, foi concedido aos estudantes Sophia Isabella Martinez, Marya Eduarda Marcondes da Silva Detogni e Manoel Salvador dos Santos Neto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela reportagem “Indústria de proteínas alternativas ultrapassa R$ 1 bilhão de faturamento no Brasil e especialistas enxergam carne cultivada em laboratório como próximo passo”. Menções honrosas foram entregues a grupos da Universidade Positivo e PUCPR, reforçando o incentivo às novas gerações da comunicação.


Para conhecer os trabalhos vencedores, acesse:
www.sistemafiep.org.br/premiodejornalismo


*Com informações da Agência Fiep

Autor:SindijorPR*
Gralha Confere TRE