O quarto e último dia do 8º Congresso Paranaense de Jornalistas chegou ao fim neste sábado (11/10), num dia repleto de novidades. Na ocasião, no salão do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aconteceu o lançamento do livro Juvêncio e de imagens da revista ISO 400. Além disso, os participantes também trouxeram importantes reflexões sobre a atual condição do jornalismo paranaense.

Autora do livro Juvêncio, Daniela Neves apresentou alguns aspectos importantes de sua obra. Ela e os irmãos cresceram no meio da perseguição ao preso político Juvêncio Mazzarollo e acompanhavam os pais nas visitas ao cárcere. “No livro, eu concentrei no Comitê de Libertação do Juvêncio. Esta história estava esquecida, infelizmente. Recentemente vimos no país a história autoritária e o quanto temos que fazer e falar sobre isso”, comenta Daniela.
Na sequência, o jornalista Ricardo de Medeiros falou sobre a palavra e imagem no jornalismo como registros históricos. Formado em Jornalismo pela PUC-Campinas, acumula mais de 30 anos de experiência e atualmente conduz a revista ISO 400 Magazine.
"Esse projeto da Iso 400 é para trazer histórias, não só mostrar fotos", diz Ricardo. Como exemplo, trouxe uma imagem do repórter fotográfico Edson Jansen, "A batalha do Politécnico". Ele entrevistou personagens da foto, contou detalhes e irá trazer em breve no site "ISO 400 Magazine" (https://www.iso400magazine.com/) as razões dos personagens para a histórica batalha.
Depois, o advogado do SindijorPR, Sidnei Machado, falou sobre o papel do sindicato diante das novas legislações e desafios trabalhistas, destacando a importância de fortalecer a profissão contra a "Pejotização". Sidnei Machado, reafirmou que as organizações que mais têm poder de reação são os sindicatos. "Precisamos formar políticas novas, não temos mais as grandes redações. Temos que articular a potência do sindicato com as vontades dos jornalistas. Temos a capacidade de recuperar o valor do trabalho do jornalista".

No encerramento do Congresso, foram ainda apresentadas alterações no Estatuto do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná, que foi aprovado por unanimidade. Uma das modificações foi no nome, Sindicato dos Jornalistas do Paraná, que passou a ser Sindicato de Jornalistas do Paraná. "A troca 'dos' para 'de' nos traz mais inclusão e faz um sindicato mais forte", afirmou a presidente do SindijorPR Aline Reis.

O 8º Congresso Paranaense de Jornalistas se despede reafirmando seu compromisso com a ética, a história e o futuro da comunicação no estado. O Congresso de Jornalistas só se tornou possível graças à parceria e ao apoio inestimável de diversas entidades e empresas, que acreditam na força e na relevância do jornalismo paranaense: Bebidas Campo Largo, Copel, CUT Paraná, FETECPR, Mabu Hotéis, OAB PR, Sacod UFPR, Sanepar, Senge-PR, Sicredi, Sindicato dos Bancários de Curitiba, Sismuc, Suli Confeitaria, Teatro Guaíra e Tudo Menos Glúten.
Confira mais fotos do 8º Congresso Paranaense de Jornalistas no Flickr do SindijorPR