esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

02/10/2025

SindijorPR repudia cerceamento a jornalista do Plural

SindijorPR repudia cerceamento a jornalista do Plural
Ação foi movida pela URBS. (Crédito: Tami Taketani/Plural)

O SindijorPR e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam com veemência o cerceamento aplicado à jornalista do Plural, em Curitiba, Rosiane Correia de Freitas, por meio de uma decisão judicial, emitida nesta quinta-feira (02/10). Na liminar, a Justiça do Paraná determinou que fossem retiradas do ar duas reportagens sobre a Urbanização de Curitiba S/A e a rede integrada de transporte de Curitiba. A multa foi estabelecida em R$ 1 mil por dia que o conteúdo permanecer no ar.


A determinação integra o processo movido pela URBS contra o jornal pela veiculação de informações referentes a uma investigação do Ministério Público do Paraná. A empresa alega que o veículo desrespeitou o sigilo sob as investigações e busca uma indenização de R$ 50 mil.


Para o SindijorPR, o recurso ao poder judiciário como forma de cercear o acesso a informações de interesse público, como as veiculadas pelo Plural, viola a liberdade de imprensa e o direito constitucional à informação da sociedade, pois as pessoas têm o direito de saber o que acontece no âmbito público.


O Sindicato observa, ainda, que o uso de ações judiciais para silenciar jornalistas é uma das principais formas de ataque à profissão no país atualmente, razão pela qual o problema exige enfrentamento.

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE