Diretora-executiva do SindijorPR acaba de ser eleita para integrar a Federação Nacional dos Jornalistas e atuará no fortalecimento da categoria e em defesa das lutas das e dos jornalistas
“É uma honra e uma responsabilidade muito grande fazer parte da Diretoria Executiva da Fenaj. Agradeço a confiança que o SindijorPR, sob a presidência da jornalista Aline Reis, depositou em meu nome para fortalecer a nossa categoria e fazer a defesa das nossas lutas. O movimento sindical ainda é um ambiente majoritariamente masculino e, portanto, a indicação de uma mulher é fundamental para mudar essa realidade”, declara a diretora-executiva do SindijorPR, Márcia Raquel de Oliveira, que acaba de ser eleita para integrar a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Márcia atuará como segunda tesoureira da Federação. Além dela, os paranaenses Ayoub Hanna Ayoub e Ricardo Andretto, ambos do Sindijor Norte PR, também atuarão na Fenaj, respectivamente, na Secretaria de Relações Internacionais e na pasta de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral.
A nova gestão da Fenaj, que obteve 94% dos votos válidos, tem como presidenta reeleita Samira de Castro. Entre as principais pautas da diretoria eleita estão a valorização do jornalismo, a atualização da regulamentação profissional, a luta contra a precarização do trabalho, o combate à violência contra jornalistas e o fortalecimento das entidades de base.
O grupo que vai dirigir a Federação a partir de agosto conta com a participação de representantes de 22 sindicatos da base da Fenaj, com o apoio de 29 das 31 entidades filiadas. A chapa teve 1.889 dos 2003 votos. Também foram registrados 42 votos brancos e 72 nulos.
Compromissos
A presidenta reeleita agradeceu o apoio e destacou o compromisso da nova diretoria com a democracia, os direitos humanos e a construção de políticas públicas para a comunicação no Brasil. “Seguimos firmes na defesa de uma FENAJ combativa, democrática e plural. Agradeço a confiança da categoria e dos sindicatos que seguem unidos conosco nessa caminhada”, afirmou Samira de Castro.
Comissão Nacional de Ética
Os jornalistas mulheres também foram as mais votadas para integrar a Comissão Nacional de Ética da Fenaj - que é composta de cinco membros efetivos e duas indicações como suplentes. Integrarão a Comissão a partir de agosto: Marjorie Moura (BA), Fernanda Viseu (ERJ), Silvia Fernandes (RS), Franklin Valverde (SP) e Edgar Rebouças (ES).
*Com informações da Fenaj