Em 2025, este foi o primeiro Ronda da Noite realizado fora da capital
Pela primeira vez em 2025, o Ronda da Noite, evento organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR), foi realizado em Foz do Iguaçu. Os homenageados foram os jornalistas Aluízio Palmar e Dina Oro.
Durante o evento, Aluízio Palmar relembrou sua trajetória em defesa da democracia, o período no exílio pela sua luta contra a ditadura cívico-militar e mencionou estar emocionado pela homenagem do SindijorPR. O jornalista falou sobre o início da carreira e se dirigiu ao público que prestigiou o evento. “Eu agradeço muito por esta noite, pela presença de amigos e colegas”, salientou o jornalista, que é fundador do Documentos Revelados. O jornalista recebeu uma placa do SindijorPR, que foi entregue pela diretora de Jornalismo Sênior, Martha Feldens.
Dina Oro, por sua vez, recebeu sua homenagem das mãos do vice-presidente regional, José Roberto Geremias. Dina é coordenadora de jornalismo na rádio Cultura, de Foz do Iguaçu e por mais de 28 anos atuou na RPCTV. Em seu discurso, ela disse que é importante o sindicato olhar para a base. “Eu sei que não é um trabalho fácil [ser sindicalista], mas fico muito feliz por ver isso acontecendo aqui em Foz do Iguaçu”.
O município é uma das cidades que são base do SindijorPR e, conforme planejamento da atual gestão, as atividades sindicais devem ser descentralizadas de Curitiba. A escolha da cidade e dos colegas homenageados foi ao encontro da proposta da representatividade mais próxima da categoria. “O SindijorPR não é um sindicato de Curitiba, representamos jornalistas de 350 cidades do Paraná e até o fim da gestão vamos visitar todas as macrorregiões da nossa base, para além das atividades e atendimento virtual que já é disponibilizado para as trabalhadoras e trabalhadores”, destacou a presidenta do SindijorPR, Aline Reis.
Já a diretora-executiva do SindjorPR, Marcia Raquel de Oliveira, lembrou que além dos eventos culturais, o sindicato promove o Sindijorzão, torneio de futsal amador, e o 8º Congresso Estadual de Jornalistas, que vai discutir questões contemporâneas pertinentes à classe dos trabalhadores e trabalhadoras do jornalismo. “O SindijorPR completa 80 anos neste ano e, para marcar esta data importante de luta, também vamos retomar os prêmios Sangue Novo e Sangue Bom para premiação em 2026”, explicou.
Agendas
Além do Ronda da Noite, as dirigentes do sindicato também cumpriram outras agendas em Foz do Iguaçu. Durante a semana elas foram recebidas pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, e pela vereadora Valentina (PT) para tratar de ações em defesa dos jornalistas paranaenses.
Ademais, as diretoras também participaram do “Box em Pauta”, evento organizado pela radialista Cida Costa, que ocorreu no Mercado Público Barrageiro e reuniu membros da imprensa local. Também aproveitaram a oportunidade para uma visita à redação da RPC Foz do Iguaçu, que agrega o maior número de jornalistas da cidade.
As diretoras estiveram ainda em Guarapuava para se reunir com o vice-presidente regional, Cleber Moletta, com o objetivo de traçar ações do sindicato para a região.