esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

08/04/2025

“Jornalismo incomoda, e é por isso que ele é essencial”

“Jornalismo incomoda, e é por isso que ele é essencial”
Foto: Ascom CMPG

Representando o SindijorPR – Subseção Campos Gerais, o jornalista Jeferson Kleiton de Souza não mediu palavras: “O papel do jornalista é, sim, incomodar. É provocar reflexão, apontar o que não está funcionando, dar voz a quem muitas vezes é silenciado. Não há avanço sem crítica. Não há democracia sem jornalismo".


O discurso, feito nesta segunda-feira (07), reverberou entre parlamentares, profissionais e estudantes de jornalismo da UEPG, que acompanharam a sessão. Em 2025, aliás, o curso da UEPG completa 40 anos — quatro décadas formando gente que escolheu a profissão por acreditar em algo maior: o direito à informação.


O reconhecimento veio de diferentes lados. O presidente da Câmara, vereador Erick Bueno (PV), foi direto ao ponto: “Essa profissão é historicamente importante para a democracia. E nós continuamos precisando muito do trabalho de vocês".


Já o vereador Guilherme Mazer (PT), parceiro do Sindicato nas pautas da categoria, lembrou que o jornalismo — assim como os sindicatos — também tem sido alvo de ataques: “O SindijorPR tem sido firme na defesa de uma profissão essencial. O jornalismo, hoje, enfrenta as big techs, a desinformação, e um modelo econômico que tenta lucrar até sobre o silêncio".


A aluna Amanda Los Lara, do Centro Acadêmico João do Rio (Cajor), falou em nome dos estudantes da UEPG e resumiu com clareza:“O jornalismo é essencial para o exercício da democracia".


Confira a íntegra da manifestação no canal do Sindijor no YouTube.

Autor:SindijorPR
Gralha Confere TRE