esqueci minha senha / primeiro acesso

notícias

08/04/2025

SindijorPR participa da 3ª Semana Nacional de Jornalismo da ABI

SindijorPR participa da 3ª Semana Nacional de Jornalismo da ABI
Foto: Rogério Galindo

Nesta segunda-feira (07), Dia do Jornalista, teve início a 3ª Semana Nacional de Comunicação de Jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) foi parceiro na organização.


Neste ano, o tema foi: Os rumos da Comunicação. O evento aconteceu em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). No primeiro dia da Semana, os participantes defenderam a importância do diploma em Jornalismo para o exercício da profissão.


A exigência do diploma foi derrubada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009. Para o jornalista Octávio Costa, presidente da ABI, a formação dos profissionais é uma questão chave para a democracia no país. “Só há democracia com jornalismo de qualidade. Só há democracia com jornalismo independente. Só há democracia com a profissão exercida por profissionais de excelência. E profissionais de excelência significa também ter uma formação de excelência. Daí a nossa exigência do diploma”, afirmou.


Já a presidenta do SindijorPR, Aline Reis, ressaltou que a formação em Jornalismo prepara melhor os profissionais de imprensa para cumprir o papel social da profissão. “Quando eu comecei a trabalhar em redações, ainda não era graduada. Foi convivendo com jornalistas diplomados que percebi que, embora bem-intencionada, eu não estava fazendo o trabalho de forma adequada. Então a formação é primordial para a qualidade da informação”, disse.


A defesa do diploma foi reforçada pela jornalista Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Ela falou de Brasília, onde passará a semana em articulações no Congresso Nacional pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 206/2012 — a PEC do Diploma —, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. “A gente precisa posicionar os parlamentares de todos os campos para que essa pauta passe a andar na Câmara dos Deputados”.


Participaram da sessão de abertura representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Paraná), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-PR), da Força Sindical do Paraná, do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).


*Com adaptações do Sindijor-PR

Autor:ABI* Fonte:Associação Brasileira de Imprensa
Gralha Confere TRE