Com o tema Novos Rumos da Comunicação, a Associação Brasileira de Imprensa realiza, de segunda-feira (07/04) a sexta-feira (11/04), a III Semana Nacional de Jornalismo, um espaço para reflexão sobre a Comunicação no país. Serão enfrentadas, nesses cinco dias, questões como o diploma de jornalista, o deserto de notícias, a regulamentação das big techs e as fake news, o papel do jornalismo na batalha de ideias e o jornalismo comunitário – desafios, ameaças e oportunidades. O evento é organizado pela Comissão de Educação da ABI.
A presidenta do SindijorPR, Aline Reis, destaca a importância de atividades como esta, que buscam pautar temas caros ao jornalismo e à sociedade. “A iniciativa da ABI é importante porque faz a intersecção do debate com a academia. O SindijorPR é parceiro do evento porque entendemos que enquanto categoria, discutir novos rumos da comunicação, nos permite mais articulação para construir ações em favor da classe trabalhadora”, considera.
A III Semana será realizada em cinco cidades: Curitiba, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, com as parcerias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Associação Cearense de Imprensa, da Universidade de Brasília (UnB), do Departamento de Jornalismo e Editoração, Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
As mesas de debates serão transmitidas pelo canal da ABI no YouTube.
Segue a agenda completa da III Semana Nacional de Jornalismo:
07 de abril, 9h30, Curitiba
9h30min ABERTURA OFICIAL DA III SEMANA
Alexandre Húngaro da Silva - Presidente da CTB-PR - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Aline Reis - Presidenta do Sindijor PR - Sindicato dos Jornalistas do Paraná
Ana Lucia Novelli - Presidente do Conferp - Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas
Felipe Simão Pontes - Presidente da SBP Jor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo
Katia Brembatti - Presidente da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Luiz Pires - Presidente da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo
Marcos Sunye - Reitor da UFPR - Universidade Federal do Paraná
Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti - Presidenta da ABEJ - Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo
Octávio Costa - Presidente da ABI - Associação Brasileira de Imprensa
Samira de Castro - Presidente da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas
Sérgio Butka - Presidente da Força Sindical do Paraná
Victor Iorio - Diretor da Educação da ABI - Coordenador da III Semana de Jornalismo
MEDIADOR:Elson Faxina · Professor de comunicação da UFPR - Membro do Conselho Deliberativo da ABI
10 horas – Início dos Painéis
Painel 1: Jornalismo: Terra sem Lei?
MEDIADORA: Suyanne Tolentino Suyanne Tolentino de Souza, vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ).
Mário Messagi Jr.,professor do Departamento de Comunicação da UFPR, jornalista e escritor, mestre em Letras/Linguística e doutor em Ciências da Comunicação: Argumentos pra derrubar o diploma nunca mais foram usados pelo STF
Felipe Simão Pontes,presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): A PEC do Jornalista e a Defesa da Profissão: Um Pilar para a Liberdade e a Democracia
Painel 2: Convite para Ancestralizar a Formação de Jornalistas: Aprendizados com Jornalistas Indígenas
Eliege Fante, jornalista, mestra e doutora em Comunicação e Informação.
Débora Gallas,jornalista, doutora em Comunicação e Informação, vice-líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS).
Helena Corezomaé,jovem indígena do povo Balatiponé, conhecida como Umutina, de Mato Grosso, jornalista e mestre em Antropologia Social, escritora, repórter, editora, assessora, cineasta, fotógrafa.
Painel 3: Os ataques aos jornalistas para coibir o exercício da profissão.
Marcelo Auler,jornalista, vencedor dos prêmios Esso de 1992 e 1993: O jornalismo vai sobreviver, e os jornalistas?
Rogerio Galindo,jornalista e um dos fundadores do jornal Plural, de Curitiba. Prêmio Esso : "Um processo por vez: como pastores e juízes tentaram acabar com redações"
Schirlei Alves-Jornalista investigativa, especializada em reportagens orientadas por dados e com foco em direitos humanos. Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
Local: Auditório João Feder – do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR – R. Bom Jesus, 650 – Juvevê, Curitiba – PR.